Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O estágio é uma etapa significativa na formação de um indivíduo. Nesse período o estudante tem a chance de complementar os ensinamentos, colocar em prática conceitos apresentados em sala de aula, aprender técnicas novas, construir seu networking e captar experiência. No entanto, você sabe como extrair ao máximo os conhecimentos adquiridos? Continue conosco ao longo desta matéria.

Boa parte das instituições de ensino técnico e superior exigem horas obrigatórias para a conclusão do curso. Isso, somado às dificuldades em firmar um know-how ou conceber portfólios no início de carreira, tornam o ato educativo escolar supervisionado tão valioso. 

Ter um bom desempenho pode te ajudar a ser efetivado ou, pelo menos, garantir indicações e aumentar suas chances de conseguir uma colocação no mercado. Por esse motivo, junto a Alexandre Weiler, Consultor de Carreira ESIC Internacional, separamos algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa:

Avalie as oportunidades com calma

Para o especialista, a primeira coisa recomendada é se engajar em projetos relevantes, além de não ter medo de trabalhar. "Comece escolhendo bem a empresa, opte por aquelas capazes de lhe ensinar, reconhecidas por tratar bem seus estagiários, não os enxergando como mão de obra barata, mas como alguém com potencial a ser desenvolvido a médio e longo prazo". 

Tome cuidado com as falsas vagas amplamente divulgadas na Internet, ainda mais quando não se lembrar de ter se candidatado para a mesma. Verifique a sua localização, tente contato telefônico com os Recursos Humanos e principalmente, recuse qualquer oferta baseada em "pagar para ganhar".

Comprometimento é a chave do sucesso

Uma vez empregado, se empenhe a fazer as atividades propostas, pois cada uma delas lhe agregará algo novo. Coloque-se à disposição da gestão, apresente-se e observe atentamente o ambiente ao redor. Veja como os demais se comportam, as funções de cada um e quais eventualidades podem ocorrer.

As adversidades farão parte da sua rotina. Por isso, sair da zona de conforto e dar o seu melhor são conselhos valiosos. Para obter êxito, é preciso se desafiar e não ter medo de experimentar o novo. 

Esteja pronto para receber os feedbacks sobre sua atuação de forma madura, ouvindo com atenção as críticas e os elogios para aperfeiçoar cada vez mais a sua performance e aumentar a produtividade. O engajamento e a responsabilidade com os compromissos geram uma imagem positiva.

Faça isso desde o primeiro dia e mantenha a constância, porque as organizações contratam as pessoas não somente pelo currículo, mas também pela capacidade de gerar soluções e resultados. Se for apto e instruir-se desde o começo, seguramente terá seu lugar no mercado.

Mantenha a organização em dia

Organização é a chave para realizar seus encargos com mais praticidade e agilidade, sobretudo em relação ao tempo. É indispensável saber dividir a carga horária entre o expediente, estudos e o lazer, a fim de não prejudicar nenhuma das obrigações. Redes sociais devem ficar em segundo plano quando utilizadas para entretenimento. 

É importante ainda manter sua mesa, gavetas e arquivos físicos e digitais, ou seja, todo o seu local de trabalho sempre limpo e organizado. Isso ajuda a produtividade e passa uma boa impressão.

A postura profissional faz toda a diferença

O processo não deve ser encarado apenas como uma ponte para a efetivação, e sim visto como a fase inicial para uma trajetória de sucesso. Por esse motivo, é fundamental ser pontual, saber operar em equipe e assimilar o contexto das ocupações.

Apesar de ser um acadêmico e estar em fase de preparação, agir com seriedade é essencial para se destacar. O marketing pessoal deve ser considerado e aprimorado para uma apresentação sofisticada. Um bom comportamento e roupa adequada são fatores de evidência antes mesmo de começar a laborar.

Mesmo se seu setor for descontraído, zelar por um mínimo de formalidade é primordial. Portanto, evite usar gírias, veja qual a maneira mais adequada de dialogar com seus superiores e procure sempre receber os visitantes com simpatia e educação.

Sane dúvidas e demonstre interesse

Questionar é a palavra chave para o conhecimento! Portanto, seja pró-ativo, pergunte, saiba os objetivos, prioridades, metas e prazos. Entenda as atribuições de outros setores e como a corporação funciona. Tenha uma visão ampla, pois esse é um ótimo meio para se tornar um profissional de excelência.

Tente compreender seu funcionamento, principais negócios e como eles impactam a sociedade antes mesmo de começar. Depois, quando já estiver admitido, peça para conhecer os espaços comuns, a hierarquia, os procedimentos internos e os colaboradores, mesmo aqueles com quem não terá contato direto.

Sane todas as incertezas sobre as suas tarefas para dominar como elas se enquadram no sistema produtivo e de qual forma a sua atuação poderá contribuir com os resultados. Dessa maneira, poderá realizar seus afazeres com mais precisão e demonstrará comprometimento.

Alimente sua rede de contatos

Você estará em contato com funcionários de diversas áreas com muito a lhe ensinar e uma boa convivência poderá converter referências para futuras oportunidades. Sendo assim, busque conversar com eles. Entenda sobre suas funções e como foi seu percurso até chegarem ali.

Além de ajudar a criar uma imagem positiva, nutrir um relacionamento com seus colegas também melhora o seu aproveitamento, pois eles irão lhe auxiliar no aprendizado, esclarecendo dúvidas e solucionando problemas. Com essas orientações, poderá aproveitar o estágio e trilhar um caminho de sucesso. O segredo é encarar essa etapa como uma vaga de emprego propriamente dita.

Não para por aí!

Para quem ainda não é parte de uma comunidade corporativa, nos dias 30 de agosto a 1° de setembro de 2022, acontecerá a Feira de Estágios Nube 2022. Não deixe essa chance passar! Inscreva-se agora. Essa é a ocasião perfeita para conquistar certificados, válidos para horas complementares, ser encaminhado à vaga ideal, desfrutar os ensinamentos e conhecer personalidades incríveis. O melhor: é gratuito! Além disso, serão sorteados prêmios entre os participantes!

Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversos conteúdos sobre carreira. Afinal, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. Para ser notificado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhuma oportunidade!

Chegou até o fim da matéria? Realmente, esse tema é muito interessante. Não perca tempo e continue se aprofundando nos estudos, afinal conhecimento nunca é demais. Amplie seu conhecimento acompanhando a TV Nube para não perder nenhum conteúdo. 

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Estudante, está à procura de vagas? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui!

Veja mais dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete