Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Treinamentos e palestras são excelentes opções para ampliar as competências e habilidades. São investimentos perfeitos para quem visa a melhoria dos métodos e da eficácia profissional no dia a dia. Muitos desses, são por vezes oferecidos gratuitamente. Contudo, sabe como extrair ao máximo os saberes transmitidos? Confira algumas dicas ao longo da matéria.

Excelentes cursos de consultorias renomadas, com investimentos altos podem acabar não sendo bem aproveitados pelos participantes. Os motivos variam desde desinteresse até lapsos de atenção. Quando não se dá o devido valor, o resultado é o desperdício de tempo e de dinheiro. O esperado é adquirir novas informações para poder usar tanto para si como para replicar aos colegas e ter mais produtividade.

Devido à falta de comprometimento, seriedade e estar presente de “corpo, mente e alma”, acaba carecendo de disciplina e por essa razão o aprendizado logo se perde. Pequenas ações, assim como postura consciente e responsável durante o curso, podem promover um melhor aproveitamento e absorção do tema. Por esse motivo, separamos algumas dicas para aumentar o rendimento nessas ocasiões:

Seja pontual

A preparação deve começar no dia anterior. Por isso, evite atrasos, planeje sair um pouco antes e reveja o endereço do local. Durma cedo para ficar recuperado e disposto.

Sérgio Nogueira, ​​coach e sócio diretor da Pratique Instituto, recomenda vestir-se com roupas confortáveis, pois “os treinamentos geralmente utilizam dinâmicas para integração dos participantes e você deve estar bem à vontade para aproveitar o momento”. Lembre-se de levar um casaco, pois a presença do ar condicionado pode causar conflitos nas salas. 

Não saia de casa sem um bom café da manhã, afinal iniciar o dia sem uma refeição adequada pode promover uma redução de até 30% no rendimento em suas atividades durante o dia, segundo especialistas. Chegue com antecedência e dê uma olhada no material fornecido. Qualquer problema comunique aos responsáveis.

Durante os intervalos de coffee ou almoço, é muito raro alguém voltar para a sala no horário. Em geral, o instrutor fica chamando os alunos de volta. Fique atento ao relógio, se possível alerte os amigos sobre o retorno e se dirija para a sala. Pontualidade é importante para sua imagem e também ajuda o professor.

Tenha foco

Em pesquisa da Microsoft, o tempo médio de atenção hoje é de 8 segundos. Portanto, ficar lembrando de problemas ou de coisas não correlatas é prejudicial para o aprendizado. Procure manter a mente centrada.

Durante o curso, beba muita água, pois ajuda na concentração e no transporte das informações por meio das células cerebrais. Segundo estudo da Universidade do Leste de Londres, tomar 500 ml de H2O antes das tarefas intelectuais pode gerar reações 14% mais rápidas. 

Evite ser interrompido. Preferencialmente, avise antes aos pais e parceiros sobre estar em um lugar onde não poderá atender telefonemas ou ver seus e-mails e desligue o seu celular. 

O instrutor está ali para ajudar e passar discernimento. Evite fazer colocações fora do tema. Pense e respeite os demais, veja se sua interrupção ou pergunta pode ajudar outros ou elucidar algo não esclarecido. 

Quando houver alguma dinâmica, seja em coletivamente ou individual, aproveite bem o tempo para fazê-la. A ideia é não deixar passar, então concentre-se como se fosse um trabalho a ser cobrado, afinal és o maior beneficiado pela experiência.

Aproveite as lacunas para conversar e fazer um novo networking. Durante os exercícios práticos é importante se expressar, discutir com o grupo, vencer a vergonha. As pessoas estão ali por um mesmo objetivo.

Fique até o final

Evite sair da sala de treinamento. Isso interrompe a explicação ou distrai a turma. Quando o curso é longo, haverá momentos de pausa para ir ao banheiro ou lanchar. Não esqueça: estar com a mente livre é importante, por isso adiante questões capazes de desviá-lo. É educado avisar antecipadamente o instrutor caso tenha de sair antes do término, assim não é necessário interromper para explicar.

Participe ativamente da explicação até a sua totalidade. A dúvida é o caminho para a certeza, já diziam os filósofos. Por isso, não fique com receio de perguntar algo caso não tenha assimilado. A função do mestre é ensinar de forma clara até o aluno entender perfeitamente. Caso seja muito tímido, pode esperar o final e perguntar diretamente ao mentor.

Espantosamente, muitos participantes acabam deixando seu material na sala na correria de ir embora. É uma perda para a pessoa e para a empresa. Ao terminar, leve consigo seus pertences e anotações. 

A xícara cheia

Nogueira deixa um conselho importante para ser seguido. "Muitos treinandos irão se deparar com conceitos já vistos anteriormente em sua vida, nesse momento usamos a metáfora da xícara cheia. Consiste em primeiro se esvaziar para depois receber novos líquidos. Porque, enquanto não jogar fora suas velhas crenças, não será capaz de colocar nelas os novos conceitos”, reforça.

Mantenha o espírito de renovar seu estoque de fundamentos. Se já viu o tema e está participando, tome tudo como novo e aproveite para rememorar. Para ter o máximo de aproveitamento é fundamental começar a aplicá-lo, pois toda instrução adquirida, quando utilizada imediatamente, se torna mais fácil de ser absorvida. 

Não para por aí!

Para quem ainda não é parte de uma comunidade corporativa, nos dias 30 de agosto a 1° de setembro de 2022, acontecerá a Feira de Estágios Nube 2022. Não deixe essa chance passar! Inscreva-se agora. Essa é a ocasião perfeita para conquistar certificados, válidos para horas complementares, ser encaminhado à vaga ideal, aproveitar as dicas e conhecer personalidades incríveis. O melhor: é gratuito! Além disso, serão sorteados prêmios entre os participantes!

Acompanhe as matérias diárias do nosso blog, nele disponibilizamos diversas matérias sobre carreira. Afinal, estar atendo às novidades é um requisito indispensável na era da informação. Para ser notificado sobre tudo isso, o aplicativo Nube Vagas está disponível para download em dispositivos Android e IOS

Chegou até o fim da matéria? Realmente, esse tema é muito interessante. Não perca tempo e continue se aprofundando nos estudos, afinal conhecimento nunca é demais. Amplie seu aprendizado acompanhando a TV Nube para não perder nenhum conteúdo. 

Também estamos presentes nas principais redes sociais, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo, YouTube e Tik Tok.

Estudante, está à procura de vagas? Encontre a ideal para você, basta clicar aqui!

Veja mais dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete