Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Uma das primeiras experiências de um graduando no mundo corporativo é o estágio. Caracterizado como ato educativo escolar supervisionado, essa modalidade de trabalho é a porta de entrada do estudante para o mercado. Dessa forma, é posto em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula, além de contribuir nos conhecimentos e vivências. Em razão de ser o início, é comum o principiante se preocupar em ser notado. Entretanto, caso isso não seja tratado de maneira saudável, pode acarretar em sintomas de ansiedade e insegurança. Saiba a seguir como aproveitar e ganhar relevância.

Por que é importante se destacar?

Especialmente no começo de carreira, ter prestígio nas suas ações é significativo para o crescimento profissional. Por meio dessas atitudes é possível obter recomendações e notoriedade. Mostrar êxito no nicho objetivado por você é, também, um ótimo caminho para se consolidar no segmento. Consequentemente, seu currículo estará mais apurado, aumentando assim sua chance de colher bons frutos no futuro.

Falta de experiência é um problema?

Para Rosi Moraes, coach e diretora da Pratique Instituto, a inexperiência não deve ser um problema. Tendo em vista a transição da adolescência à vida adulta ou da mudança de área, é comum ver essa questão como um empecilho. A especialista afirma ser normal para as pessoas desses perfis compararem a situação com um bicho de sete cabeças.

“Como você está ainda entrando no seu ramo, é de ciência da empresa a sua fase construtiva de saberes. Ela tem como função te ajudar a adquirir conhecimento técnico”, explica a mentora. Em conclusão, esse período serve justamente para absorver mais competências e exercê-las. 

O medo do erro

Fora a problematização na falta de bagagem, outro pensamento equivocado dos novatos é a impossibilidade de errar. Rosi vê o ponto como resultado da ansiedade: “por conta do turbilhão na mente, a crença de não poder se equivocar, gera uma aflição. Um dos principais motivos é o temor da repreensão. Esse tormento não é benéfico, pois ele é um obstáculo para a ascensão”.

A coach ressalta novamente a estreia dos graduandos nessa etapa. “Como em qualquer processo de aprendizagem, haverá deslizes cometidos”, diz ela. Logo, permita-se equivocar, pois esses acontecimentos vão instruir e permitir a evolução de suas competências.

Como se conciliar nesse início?

O começo no estágio, como já relatado, é um pouco conturbado. Para harmonizar a sua vida com a dos estudos e trabalho, Rosi comenta algumas dicas valiosas. Os bons hábitos na rotina, como se alimentar e dormir bem, são ações capazes de melhorar o dia a ser enfrentado. A realização de exercícios, hobbies saudáveis e controlar a ansiedade também são medidas excelentes. Dessa maneira, cuidar da saúde mental se faz necessário para o seu bem estar diário. 

Mais ainda, nessas atividades, a especialista afirma: “a celebração de pequenas vitórias faz a diferença”. Por enfatizar a sua atenção, principalmente, para as falhas cometidas, a desmotivação e o sentimento de incapacidade vem à tona. Ao comemorar os seus sucessos, sejam eles grandes ou não, a tendência é de diminuição da auto sabotagem.

Como se destacar?

Ganhar reputação exige dedicação e proatividade. Além de realizar suas obrigações, fazer ações demonstrativas das suas qualidades e pontos mais fortes são de grande importância. Nesse sentido, se encarregar de projetos e solucionar problemas encontrados sem ter sido demandado são atos dignos de eficiência.

Ademais, a empatia é uma qualidade ligada à questão de tomar iniciativa. Ao ser assim, você se comporta como gostaria de ser atendido. Dessa forma, compreende os seus colegas e considera as demandas, emoções e opiniões deles. Até os pequenos atos de generosidade ganham relevância. 

Receber bem os feedbacks negativos também é necessário para evoluir na área. Ao possuir o conhecimento dos seus pontos fracos e buscar resoluções para eles, você demonstra a postura de facilitador. Por isso se deve atentar aos erros e saná-los. Também se permita a receber críticas, pois haverá algumas falhas não percebidas por você.

Outra característica de crédito é a de trabalhar em grupo. Fora dos projetos conjuntos da sua faculdade, essa capacidade ganha mais desafios no mundo corporativo. A dificuldade aumenta, principalmente, em razão de se organizar com pessoas desconhecidas, ter prazos e clientes reais. Portanto, executar tarefas em equipe é primordial nesse novo cotidiano.

Por fim, manter o foco no aprendizado é essencial. Como existem muitas atividades, perguntas surgirão com frequência. Desse modo, busque sempre tirar as suas dúvidas com os colegas de trabalho. Absorver as dinâmicas, observar os colaboradores ao redor e visualizar as matérias do seu curso no serviço são as chaves para abrir as portas do seu futuro profissional.

Em síntese, para ganhar visibilidade no estágio, é necessário cuidar da própria saúde, estar empenhado a aprender e assumir responsabilidades. Somado a isso, evoluir na recém iniciada carreira irá auxiliar na conquista de seus objetivos. 

Chegou até aqui? Então, é porque você de fato se interessou por esse tema. Porém, informação nunca é exagero! Caso você queira ampliar seu aprendizado, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo. Estudante, está procurando por vagas? O Nube te ajuda a encontrar a melhor para você. Basta clicar aqui!

Veja outras dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete