Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A alta taxa de desemprego e o desejo de trabalhar em home office potencializaram um formato específico de golpe: os anúncios de vagas falsas. Entre os objetivos dos golpistas estão roubar dados pessoais e conseguir dinheiro pela oferta. Nesse cenário, como descobrir se a oportunidade é mesmo verdadeira? Há maneiras de prevenir essas investidas? Entenda mais sobre o assunto e descubra dicas agora, neste Conexão Ilimitada!

Entenda como as empresas se comportam para aplicar golpes de falsas vagas

Consoante à Camila Garcia, gerente de relações com instituições de ensino do Nube, normalmente as companhias fakes utilizam duas formas de artimanha. “Primeiro, entram em contato oferecendo algum tipo de concurso público. A ideia é você ir até o local para realizar aquela prova, nesse momento, já cobram algum valor para o candidato participar. Assim, lucram alguma coisa”, afirma. 

Todavia, essa investida é ainda mais profunda. “Também é a forma de conseguir seus contatos para posteriormente te ligarem propondo algum curso ou outra maneira de trazer ganho para a corporação”, explica Camila. Ou seja, é essencial ter cuidado antes de passar alguma informação por telefone ou para desconhecidos. 

“Uma outra possibilidade são realizadas pelas escolas profissionalizantes, como as de inglês”, exemplifica a gerente. “O objetivo principal é você fazer a matrícula, uma forma de te trazer para eles e mostrar: se terminar aquele curso, vai ter a garantia de conseguir uma oportunidade em uma organização, seja de estágio ou emprego”, pontua Camila. Logo, tenha atenção quando te ligam propondo algo, investigue se é realmente verdade. “Eles utilizam do seu sonho, da sua vontade de conseguir aquela vaga para você se cadastrar”, completa. 

Quem são as maiores vítimas do golpe das falsas vagas?  

Segundo um levantamento do Laboratório de Cibersegurança da PSafe, a fraude da falsa vaga cresceu 194% nos cinco primeiros meses de 2021, se comparado com o mesmo período do ano anterior. Neste ano, cerca de 345 mil indivíduos foram alvo de golpistas prometendo ocupação rápida e, geralmente, com benefícios acima da média do mercado. Para Camila, “normalmente, as maiores vítimas são aquelas pessoas à procura do primeiro cargo, quem não tem muito conhecimento de onde e nem como conseguir uma função”. 

Entretanto, internautas em uma busca frenética também são alvo. “Além disso, quem precisa muito daquela vaga também é foco. Então, eles utilizam da sua necessidade e vontade de conseguir aquilo para aplicar o golpe. Ou seja, identificam o quanto você quer e, a partir disso, investem em cima do seu desejo”, ressalta Camila. 

Como não cair em golpes de falsas vagas? O que fazer?

De acordo com João Aéssio Nogueira, sócio fundador e advogado do escritório Nogueira e Tognin Advogados Associados, para você não cair em um golpe, é preciso investigar a oferta. “Tome cuidado verificando a empresa, se ela existe, onde está localizada. Procure pelo Google Maps, inclusive. Avalie se ela tem telefone e se tiver, ligue! Fale com o RH (Recursos Humanos), enfim, descubra tudo o possível”, destaca. 

Contudo, você seguiu esses passos e mesmo assim foi vítima de uma investida, e agora? Para Nogueira, “você vai fazer um boletim de ocorrência (B.O.), reclamar no Procon (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor), mas não vai conseguir o dinheiro de volta. Essas pessoas, às vezes, estão aplicando golpes até fora do Brasil”. 

“Então, você carece de fazer algo para não sofrer a trapaça”, comenta o advogado. Logo, é preciso se prevenir. “Como você está precisando do estágio, tudo encanta seus olhos. Por isso, é necessário desconfiar se for uma vaga muito fácil. Tem milhares de pessoas querendo essa oportunidade, por que está tão simples para você?”, questiona Nogueira. 

Ademais, cuidado com o prazo para inscrição. “Por que os malandros colocam como urgente? Assim, você quer fazer rápido e não percebe como está caindo em uma manobra. Começou a acelerar muito, pare, respire, verifique a corporação, o site e tenha paciência!”, recomenda o sócio fundador. “Outra coisa, pediu dinheiro? Sai fora!”

Um dos principais requisitos para quem procura uma chance é receber capital e não investir. “Não precisa por dinheiro, mas sim ganhar. Caso possível, uma bolsa. Pagar para arrumar um cargo, é golpe!”, salienta Nogueira. “Se for o estágio procurando por você, está errado. Afinal, é você quem está atrás de uma oportunidade. Por isso, sempre verifique se é realmente o seu desejo”. 

Quanto à entrevista ou conversa com o selecionador também possibilita identificar possíveis truques. “Se o entrevistador começar a falar só da instituição e não perguntar sobre seus conhecimentos, não invista. Eu costumo contratar gente para estágio, eu quero saber tudo em relação a pessoa. Só depois eu vou contar do escritório, quando o candidato já estiver aprovado”, finaliza Nogueira. 

Dicas de como lidar com um possível golpe de falsas vagas 

Conforme Plauto Holtz, advogado e Fundador do escritório Holtz e Associados, essas acometidas são mais corriqueiras se comparadas ao imaginado. “É essencial não acreditar na primeira promessa, principalmente se for uma coisa muito milagrosa”. Em momentos de mexer com burocracia, a cautela precisa ser dobrada. “Se o estudante for maior de idade, não assine nada. Se for menor, vá junto com os pais até o local.  Busque saber como funciona, quais as cláusulas do contrato. Veja o conteúdo, porque as informações fora do acordo não serão cumpridas, não tem como cobrar depois”, observa. 

Se mesmo depois de todas essas indicações, você sofrer dessa questão, Holtz recomenda: “é muito importante procurar a delegacia e a polícia civil, faça um B.O, isso pode caracterizar até estelionato. Então, o gestor dessa empresa pode ser processado por esse tipo de crime”. Por fim, “muita atenção, não vá acreditando em coisas muito mirabolantes, porque isso pode dar dor de cabeça”, conclui Holtz. 

Enfim, preste atenção quando for se candidatar a uma vaga! Confira o anúncio, pesquise sobre a companhia e tenha certeza de sua procedência. Continue acompanhando os vídeos do Conexão Ilimitada, da TV Nube, para ter acesso a outras opiniões de especialistas, bem como das tendências do mercado de trabalho. Conte conosco para estar cada vez mais perto do sucesso!

Compartilhe

Enquete