Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A repetição comum da frase “o mercado está cada vez mais competitivo”, a torna banalizada. Ou seja, tal efeito é negativo para quem está procurando entrar nesse mundo do trabalho. Por conta dessa vulgarização, diversos estudantes e/ou profissionais não dão valor à realidade: empresas buscam quem atenda aos requisitos, porém escolhem os destaques. 

As companhias têm procurado aprimorar processos e reduzir gastos, resultado dos efeitos negativos das crises econômicas e da pandemia da Covid-19.  Logo, elas almejam além do requisitado, pois procuram pelo diferencial. Em vista disso, saber quem tende a ter sucesso no seu ramo é uma importante estratégia para decolar na sua carreira.

Na voz da especialista 

Rubiana Ferreira, psicóloga e Sócia da Insight Consultoria e Treinamentos, atenta: a visibilidade do seu currículo vem das competências e habilidades conquistadas. Conseguir solucionar problemas, ter empatia e se relacionar com facilidade são vivências de relevância na área, além de proporcionarem um bom ambiente. Ademais, interações positivas no emprego fazem aumentar a produtividade e ânimo da equipe, características capazes de criar em você uma boa imagem tanto pessoal quanto do seu know-how.

De acordo com a especialista, outro ponto fundamental para seu realce é quando você ingressa no mercado. Os mais valorizados não esperam o fim da faculdade para começar essa etapa da vida. Assim sendo, quanto mais rápido você se inserir no campo, maiores chances de seu CV ser visto e reconhecido. Nesse sentido, experiências como a de jovem aprendiz e estágio são ótimas para o início de sua profissão, pois nelas se aprende e é posto em prática suas matérias durante seu ensino médio ou graduação.

Aliás, para Rubiana, a conectividade te auxilia nessa jornada. Nesse âmbito, essa qualidade refere-se à maneira como você se relaciona com seus colegas de nicho e do local de expediente. Somado à busca por tecnologias e inovações para o setor, essas práticas acarretam no seu convívio ocupacional. Enfim, ao ter uma boa afinidade, você será mais propenso a alcançar a vitória na sua atividade.

Dicas para sua carreira

O impacto feito por esses três itens, capacidade, ingresso e contatos no mercado, são cruciais para obter prosperidade no ofício. Saiba mais dessas qualidades abaixo:

  • Competências e Habilidades

 

Segundo uma matéria da revista Forbes, um dos pontos cruciais para resolver um problema é não criar suposições, até mesmo no seu trabalho. Não faça pressupostos de soluções sobre questões, jeitos de se manusear uma ferramenta ou como se deve estar o outro. O ato de presumir ignorar a verdade na maioria das vezes, atrasando o sucesso profissional, pois os obstáculos não serão sanados, as  tarefas não se concluírão e você não terá um bom relacionamento com as pessoas. Dessa forma, é sempre bom analisar com calma e revisar, mesmo acreditando já ter feito isso.

  • Tempo no mercado de trabalho

 

Com base em uma pesquisa realizada pelo Nube, conforme, aproximadamente, 62% dos entrevistados, o ganho de conhecimento na área durante o estudo é a principal vantagem do estágio. A pesquisa vai ao encontro com o relatado pela especialista Rubiana: os empregadores buscam por quem não espera o fim da faculdade para exercer uma atividade de aprendizagem. Essa modalidade de ocupação capacita tecnicamente o graduando, diferentemente de quem espera o fim do curso e acaba não conseguindo emprego por não ter uma bagagem no ramo.

  • Conectividade

 

A forma como você se relaciona ao redor é de grande importância no ambiente empresarial. Ser compreendido pelos outros, transmitir suas ideias com clareza e, principalmente, ter consideração com os demais cria um bem-estar para você e para seus colegas. A ausência de uma boa conexão no serviço atrasa projetos, cria problemas e gera um mal-estar para todos os envolvidos. Por isso, ter uma ótima inteligência emocional (conseguir controlar situações complicadas e seus sentimentos), clareza na sua fala (não ser prolixo e redundante, por exemplo) e, sobretudo, receber bem as críticas (existem opiniões diversas sobre um mesmo assunto, projetos e ademais).

Seu impacto corporativo

Ao somar suas skills junto aos seus saberes, eles formam resultados no seu cotidiano. De acordo com essa lógica, para maiores frutos, são precisos competências e particularidades expressivas. Dessa maneira, compreender esses detalhes é fundamental e sucedem em uma ênfase maior dentro da sua rede. Procure, logo, aprimorar e desenvolver cada vez mais suas capacidades com cursos, matérias acerca do seu campo, workshops e outras fontes.

Logo, ao entender como se destacar, você estará levando a sério a frase “o mercado está cada vez mais competitivo”, pois será um competidor à frente dos outros. Com o objetivo de complementar sua leitura, leia estes artigos relacionados ao tema desta matéria:

O aprendizado de competências para se manter no mercado

Sobrevivendo ao mercado com uma carreira assertiva

Por que estagiar? 


Terminou de ler essa notícia? Então é porque você quer mesmo estar antenado nos bussiness e na sua capacitação. Visto isso, caso você queira ampliar ainda mais seu conhecimento, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo. Por fim, se é estudante e está procurando por estágio, chegou ao lugar certo! O Nube te ajuda a encontrar a melhor vaga para você, basta clicar aqui!
Veja mais dicas neste Minuto Carreira, da TV Nube! 

Compartilhe

Enquete