Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A 48ª edição do Conarh 2022 - um dos maiores eventos de gestão do mundo, aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de abril, no São Paulo Expo, e trouxe como tema: “pessoas, gestão e negócios – é hora de acolher e ampliar horizontes”. O Nube esteve presente, é claro, mostrando a facilidade da gestão on-line de estagiários e aprendizes com muita inovação.

Como aproveitar bem um evento presencial?

Seja presencial ou a distância, criar ou manter uma rede de relacionamentos é sempre desafiador. Afinal, estabelecer contatos requer habilidades interpessoais, disponibilidade e iniciativa. Então, no contexto pós-pandemia, quando há a oportunidade de fazer um bom networking é preciso aproveitar, como foi o caso deste evento.

“Esse é um grande encontro dos atuantes de recursos humanos (RH) para poder trocar experiências e agora, depois de dois anos de pandemia, é mais importante ainda. Além disso, os expositores trazem novidades, produtos e sistemas novos para a área, assim, acompanhamos os acontecimentos e conseguimos traçar estratégias novas para os nossos negócios”, diz o head of people da Deal, Alexandre Fleury. Ou seja, apesar das saídas disponíveis com a web, atualmente, toda e qualquer chance de “estar fisicamente” é valiosa para fortalecer os vínculos e parcerias.

Pensando nisso, aqui vão algumas dicas práticas para você usar e abusar dessas possibilidades e dar um up no seu empreendimento. Veja:

Planeje - vivemos no mundo da hiperconectividade, uma grande teia global na qual uma pessoa te leva a outra. Então, analise seus elos e observe quais estão mais próximos dos seus objetivos e daquelas parcerias necessárias para alcançar seu alvo. Assim, vá fazendo conexões de forma tática.

Seja autêntico - sua postura na hora de se apresentar é crucial. Se você quer proximidade e ganhar confiança, tenha especial atenção com o jeito como se expressa, com o repertório e a mensagem. Tudo isso deve ser feito com naturalidade e sinceridade, demonstrando honesto interesse pela conversa.

Novidades no setor de recursos humanos

Em especial, o tema dessa conferência em questão expandiu os horizontes do setor. “Os RH’s estão na velocidade da luz, hoje em dia, então, todas as ferramentas usadas por eles precisam acompanhar, principalmente, com tecnologia”, explica a gerente comercial do Nube, Evelyn Viegas.

Veja só: segundo pesquisa da Entelo, muitos profissionais de recrutamento passam mais de 30% do seu tempo na seleção de candidatos. Ou seja, desperdiçam mais de 20 horas por semana nessa atividade.

Logo, a utilização de sistemas de administrativos on-line, simples e eficientes ajudam a atingir os objetivos com maior assertividade para todos os envolvidos. “Esse é um dos principais diferenciais do Nube. Oferecemos recursos para ajudar os profissionais desse ramo a encontrar talentos em até dois ou três dias úteis, dependendo da agenda do gestor”, complementa a gerente.

Sendo assim, a retenção de jovens ainda é um desafio, mas tem sido uma demanda crescente por seus benefícios. Nesse sentido, para o head é uma grande vantagem a contratação de estagiários e aprendizes. “Afinal, nós estamos formando as pessoas para o futuro daquela organização. Muitas empresas fazem essa admissão ainda, infelizmente, só por conta da cota”, esclarece.

“Já atuei em diversas entidades nas quais esses iniciantes se tornaram gerentes e coordenadores. Eles acabam sendo colaboradores mais engajados com a companhia porque ela deu a primeira oportunidade. Então, tem essa questão de comprometimento significativo e, principalmente, para a formação de uma pirâmide de especialistas dentro da marca”, afirma Fleury. Ou seja, é muito proveitoso!

Benefícios para as empresas

Vale ressaltar: o estágio foi criado para inserir esse grupo no mercado de trabalho e eles colocarem em prática os conhecimentos da sala de aula. Ademais, existem benefícios diretamente relacionados aos direitos legais. Primeiramente, o ato não gera vínculo empregatício, logo, a companhia fica livre de pagar encargos trabalhistas, tais como: Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 13º salário, ⅓ sobre férias e eventual multa rescisória.

Como a finalidade é, sobretudo, educativa, as instituições precisam direcionar um funcionário com formação ou experiência na área cursada pelo estagiário para orientá-lo e supervisioná-lo. Cada gestor pode ter até dez estagiários simultaneamente, conforme a Lei 11.788/2008. Em relação ao vale-alimentação ou a assistência médica, por exemplo, também não são compulsórios. Contudo, se a corporação quiser oferecer, não caracteriza vínculo também.

“Eles vêm sem vícios de mercado, são indivíduos dispostos a aprender e a crescer. Então, é muito mais fácil admitir quem você ainda vai ensinar e moldar de acordo com a cultura institucional e as necessidades ao invés de já pegar alguém com costumes. Portanto, os jovens talentos só têm a somar!”, exalta Evelyn. Em síntese, ambos saem ganhando.

Proveitos para os estagiários

Para os estudantes, além do tão sonhado start no mundo corporativo, o formato promove a educação, pois é preciso estar matriculado, seja em uma instituição de nível médio, técnico, superior, EJA (Educação de Jovens e Adultos), pós-graduação ou MBA (Master in Business Administration).

Para eles os proveitos são para auxiliá-los na jornada dupla, de trabalho e aprendizado. Veja: carga horária reduzida - máximo de seis horas diárias e 30 semanais, bolsa-auxílio - mandatório para o estágio curricular (obrigatório), auxílio-transporte, recesso remunerado e seguro contra acidentes pessoais. Ademais, estando de acordo com o supervisor e o calendário acadêmico, pode haver a redução da jornada laboral em dias de provas e, de qualquer forma, também fica vetada a “hora extra”.

Sendo assim, para uma boa gestão ampliar seus horizontes é necessário investir não apenas em tecnologia e instrumentos de gestão eficiente, mas na formação de seus futuros talentos. Então, se você busca os melhores estagiários e aprendizes para a sua entidade, conheça melhor o Nube.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Assim, você se mantém atualizado e ainda se destaca no universo corporativo. Assista também essa matéria especial da TV Nube com a cobertura do Conarh 2022. Conte com o Nube!

Compartilhe

Enquete