Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Você já precisou falar sobre algo complexo e sentiu ter pouco tempo para fazer isso? Se enrolou e acabou não conseguindo passar a ideia desejada? É comum enfrentarmos isso no nosso dia a dia, principalmente no ambiente corporativo e esse problema afeta aprendizes, estagiários e até mesmo gestores.

No mundo corporativo

Apesar de muitas pessoas sentirem mais facilidade na hora de expressar seus pensamentos oralmente, nem todas sentem esse conforto e conseguem deixar clara a sua mensagem. Na vivência profissional, ter uma oratória boa pode ser um grande diferencial e um bônus no seu currículo.

Um diálogo ocorre quando há um falante e um ouvinte e se você souber se comunicar de forma objetiva, direta e compreensível, conseguirá, com toda certeza, prender melhor a atenção de seu interlocutor. Dessa forma, é possível garantir maior aproveitamento e reduzir as chances de falha.

Na voz da especialista

Marina Machado é jornalista e vivencia na pele o quão essencial é saber se portar bem e criar uma conversa visando compenetrar quem escuta e evitar distrações. Para a especialista há uma forma muito fácil de fazer isso. Quer saber como? “
Preparando a sua mensagem anteriormente! Quando você tem ela descomplicada e chega com essa organização, consegue falar de forma mais interessante, mesmo tendo pouco tempo.”

Marina ainda complementa com mais uma recomendação. “Tenha claro: todo assunto é capaz de ser estendido, você pode falar muito mais coisas além do possível de apresentar em um vídeo curtinho ou uma entrevista, por exemplo. Porém, traga o suprassumo, o mais relevante, de maior atenção. Assim, se houver interesse, a pessoa vai continuar te acompanhando ou vai fazer mais perguntas, enquanto você vai se ater ao tempo e se mostrar pronto para fazer a apresentação.”

Passo a passo do sucesso


Além de tentar se organizar com os seus pensamentos previamente, há também outras dicas, por isso, trouxemos aqui seis delas para você nunca mais passar vergonha e perder a cabeça em um momento especial:

tenho pouco tempo para falar, como aproveitá-lo?

1 - Treine antes: faça isso na frente do espelho, sozinho, com amigos ou até familiares. Peça para eles te avaliarem e veja se foi fácil compreenderem a sua argumentação.

2 - Brinque com trava-línguas: isso mesmo, se divirta aprendendo. Esse exercício simples e lúdico vai soltar a sua fala e permitir um discurso muito mais fluído e desenrolado.

3 - Cuide da sua respiração: controle-a. Se ela estiver acelerada demais, com certeza, isso irá te prejudicar. Por isso, procure alguns treinamentos para dominar a sua entrada e saída de ar.

4 - Trabalhe a sua postura: esse ponto sempre é imprescindível. Se você se portar de maneira inadequada, vai acabar desviando a atenção do seu interlocutor para algo consideravelmente irrelevante.

5 - Amplie o seu vocabulário: leia, ouça músicas, assista filmes, séries e consuma cultura da forma mais fácil possível. Além de ampliar o seu repertório de conhecimento, te ajudará a ter sinônimos mais facilmente, evitando uma repetição desnecessária de palavras.

6 - Procure cursos de oratória: há diversos treinamentos on-lines e muitas plataformas disponibilizam-os gratuitamente, basta querer.

Agora você já sabe quais são os passos para não errar mais e garantir o seu sucesso. Se você deseja se tornar um indivíduo ainda mais completo e ser o melhor, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nada. Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete