Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A Indústria 4.0 é um conceito relacionado à automação e ao uso de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, Internet das coisas e computação em nuvem para promover a digitalização das atividades industriais, melhorando os processos e aumentando a produtividade.  

Segundo o estudioso de tendências e estrategista de inovação da Singularity University, do Vale do Silício na Califórnia, Rudy de Waele, as mudanças tecnológicas serão exponenciais em praticamente todos os segmentos de negócios, dentre elas as áreas de Entretenimento, Serviços, Saúde, Logística, Varejo, Energia, Agricultura, Indústria, Automação, Mercado de Capitais, Biotecnologia e Farmacêuticos.

Entretanto, o grande diferencial será a utilização de análise de dados. A partir dela, as empresas irão definir suas áreas de atuação, lucratividade, criação de novos produtos e até prever demandas e comportamentos do consumidor. Diante desse cenário, como os profissionais devem se adaptar?

Na voz da especialista

Para se destacar, o profissional 4.0 deve estar alinhado com as novas perspectivas do mercado. Rubiana Ferreira, Psicóloga e Sócia da Insight Consultoria e Treinamentos, define o perfil ideal com a sigla TTC: Técnicas, Tecnologia e Competências.

Para ela, é fundamental desaprender e reaprender, pois tudo está ficando ultrapassado rapidamente. Além disso, é preciso estar alinhado com as inovações do seu setor e desenvolver as hard skills (habilidades técnicas) e as soft skills (fatores comportamentais).

O blog engenharia 360 e o especialista em gestão corporativa, Júnior Rodrigues, enumeraram algumas características valiosas para você:

infográfico 10-03-22

  1. Adaptação

É necessário adaptar-se às mudanças do mercado, ou seja, é preciso estar aberto à transformação e preparado para não só aceitá-las, mas também propor.

  1. Resiliência

A definição de resiliência diz respeito a retornar à forma original após a deformação elástica. Porém, no contexto corporativo, está relacionada a melhorar, superando os desafios impostos.

  1. Comunicação

Comunicar-se bem não é requisito novo. Afinal, transmitir informações com eficiência já levou muita gente ao topo e a tendência é continuar assim. Cercados de muita hi tech, os profissionais precisarão se expressar de forma concisa e compreensível.

  1. Relacionamento pessoal e colaboração

Lidar com pessoas é uma tarefa difícil. Porém, conseguir equilíbrio em um ambiente, tornando-o mais humanizado, empático e agradável é crucial. É uma faceta de verdadeiros líderes, capazes de motivar uma equipe com apenas uma ação.

O impacto interno nas organizações 

Vale ressaltar, o setor de recursos humanos das organizações também vem se transformando devido aos avanços e já utiliza diversos métodos para recrutar, selecionar e gerir os talentos. Já passou o tempo do RH burocrático, agora ele é estratégico, inovador e soma ainda mais para o crescimento do negócio.

Portanto, as transformações estão chegando de todos os lados e você deve ficar de olhos abertos! Nunca deixe de se aperfeiçoar e se desenvolver, pois a evolução é constante e precisamos estar atentos para não perder oportunidades e nos manter relevantes.

Agora você já entendeu um pouco da indústria 4.0 e quais aspectos considerar para o seu lado profissional. Assista a este Minuto Carreira da TV Nube e continue acompanhando o nosso blog e demais vídeos para não perder nenhum conteúdo. Nossas matérias são atualizadas semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete