Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Em mundo cada vez mais globalizado e acelerado, fica difícil não compararmos os nossos processos com os dos outros. As redes sociais sempre mostram a grama do vizinho mais verde e isso afeta as pessoas de maneiras diferentes. Alguns avançam e outros recuam em relação aos seus próprios planos. Porém, como saber a hora certa de fazer isso na carreira? Existe mesmo um segredo para nos ajudar? Se você é estagiário, aprendiz, ou já está inserido no mercado há muito tempo, nós podemos te ajudar nessa tomada de decisão.

Escolhas e mais escolhas

No nosso dia a dia somos obrigados a fazer escolhas desde a hora de acordar até de dormir, envolvendo nosso café da manhã, roupa para o escritório, caminho e até algumas mais definitivas e sérias, envolvendo família, vida pessoal e, nesse caso, profissional. Nem sempre é tão simples quanto parece e as dúvidas podem ser infinitas, sugando nosso tempo e atrapalhando a tão preciosa rotina.

Quem nunca insistiu em algo mesmo sabendo não ser o certo? Quantas vezes quebramos a cara porque escolhemos o caminho errado? Faz parte da e é um aprendizado constante. Entretanto, pode ser muito frustrante lidar com a decepção e em muitos casos, isso acaba criando até mesmo um trauma e dificultando no futuro.

Na voz da especialista

Verônica Lavazzo é psicóloga clínica e comentou sobre o tema: "costumamos chamar isso de ciclo, ele se fechou, terminou e está tudo bem. Muitas vezes insistimos em um projeto sem sentido no nosso cotidiano hoje. Eu percebo as pessoas se sentindo mal por mudarem de opinião, mas o mundo está cada vez mais dinâmico, cheio de inovações e oportunidades. A gente não pode insistir.”

A especialista ainda complementa falando sobre a hora de seguir em frente: “o contrário disso é verdadeiro, o momento de avançar, quando nós estamos desenvolvendo alguma coisa e ela nos dá prazer, alegria, quando há retorno positivo desse investimento, de dinheiro, de tempo e também emocional. Para isso, a gente precisa se conhecer, entender os nossos desejos e sempre colaborar, principalmente, com você mesmo.”

Para te ajudar nesse processo de tomada de decisão e reduzir as chances de arrependimento no futuro, trouxemos aqui cinco dicas para você saber a exata hora de insistir ou dizer adeus:

1 - Antes de tudo, se conheça: faça uma autoanálise, entenda quem você é, suas ambições, seus receios. Lembre-se de ser realista quanto a isso e identificar a origem dos seus sentimentos sem vislumbrar.

2 - Avalie as opções: estude as alternativas e compare os prós e contras de cada uma delas, considerando todos os pontos realmente relevantes para você.

3 - Peça opiniões de pessoas importantes para você: ouça outras perspectivas além da sua e tente identificar o porquê de cada uma delas. Foque em diversas opiniões, mas também saiba considerar a sua própria sem ser completamente influenciado.

4 - Controle as expectativas: é impossível não criá-las, mas tente manter os pés no chão e a cabeça no lugar. Se iludir não facilitará o processo, pelo contrário, te colocará em uma situação inexistente.

5 - Leve em consideração as suas prioridades de vida: entre avançar e recuar, pense no caminho mais próximo para o seu sucesso final. O que você realmente almeja? Avalie isso da forma mais analítica possível.

Agora é a hora de colocar em prática as dicas sugeridas e testar se elas se adequam ao seu dilema. Se você deseja ser mais firme nas suas decisões, continue acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo sobre o tema. Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete