Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Você já se pegou em uma situação complexa e precisou ter uma ideia completamente fora da caixinha para sair dela? Isso acontece constantemente no nosso dia a dia, seja em casa, na rua, no carro e até mesmo no escritório. Se você é estagiário, aprendiz ou um gestor, com certeza, já lidou com esse tipo de desafio e precisou usar um recurso muito especial para solucioná-lo: a criatividade. Ela pode ser sua maior aliada no caminho do sucesso.

De acordo com o dicionário, o substantivo feminino representa uma qualidade ou característica de quem ou de algo criativo. Alexandre Simões Martins é diretor criativo da Zeine Comunicação e defende como a engenhosidade é imprescindível para um bom trabalhador. “É sem dúvidas uma das competências essenciais para qualquer profissional, porque permite um desenvolvimento do trabalho, eles não têm medo de ousar.”

O futuro é das mentes abertas

O mercado de trabalho passou por diversas reformulações. Cerca de 1.598 categorias de empregos foram criadas, as profissões não são mais as mesmas, a tecnologia invadiu a nossa sociedade. Se não acompanharmos esse processo, ficaremos para trás e nessa hora a palavrinha mágica surge como nossa aliada. Assim, surgem os empregos mais arrojados e nós vemos jovens se tornando ricos com danças no TikTok, criando suas marcas e faturando milhões. Como eles conseguem? Fugindo do óbvio, do explorado e embarcando no desconhecido, no novo.

Em 2015, foi a 10ª habilidade mais relevante no mercado. Hoje é uma das três principais para quem busca se tornar um profissional bem-sucedido. De acordo com o pesquisador Robert Root-Bernstein, em uma análise realizada com 225 cientistas e engenheiros indicou: mais de 60% reconhecia um impacto das disciplinas artísticas em sua atuação organizacional e mais de 80% acreditavam no ensino das matérias como parte fundamental no estudo de áreas relacionadas à tecnologia, por exemplo.


A ciência comprova


Um teste encabeçado pelo cientista George Land com crianças pequenas identificou: eles são gênios criativos com o envelhecimento se tornam menos férteis. Esta investigação foi realizada com um grupo de 1600 indivíduos de 5 anos de idade e 98% foram consideradas geniais, pensando de maneira parecida com Picasso, Mozart, Einstein e outras personalidades.

Juliana Santos, gestora de tráfego, enxerga uma demanda das corporações por pessoas assim. “As empresas hoje em dia precisam de quem pense, faça e tenha alternativas diferentes porque elas querem conquistar o seu consumidor, seu público alvo. Para isso, elas precisam de mentes criativas, com uma experiência única, fazendo os clientes lembrarem sempre da marca.”

Mensagem divina?

Apesar de ser algo natural ao ser humano, nem sempre foi tratada dessa forma. Na antiguidade, acreditava-se em mensagens divinas como fruto de ideias e soluções. Ainda hoje, há quem não confie em seu próprio potencial e a discussão rende polêmicas. Porém, não é bem assim.

Muito além de mãos a obra

Kátia Callaça, artista plástica e dona do estúdio @katiacallaca trabalha com isso no seu dia a dia. Para ela, “isso é uma habilidade de futuro. Adaptação é uma ferramenta crucial em qualquer segmento. Então, ser criativo é uma ferramenta importantíssima para você chegar aonde quiser.” A especialista ainda defende: é sobre ser uma pessoa adaptável e com uma maneira de resolver problemas com muito mais facilidade, não apenas dons artísticos.

Portanto, se você deseja ser um profissional ainda mais qualificado, é indispensável dar asas à sua imaginação. Invista em livros, músicas, filmes, revistas, consuma variados tipos de conteúdos e foque na sua cultura e lazer, no geral, mas saiba conciliar. As melhores epifanias surgem nos momentos mais inesperados possíveis.

Quer mais dicas de como se tornar um profissional de alta performance e sair da bolha na hora de criar? Assista esta matéria e garanta uma mudança na sua vida! Nos siga nas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog para não perder nenhum conteúdo. Assista também este Conexão Ilimitada e outros vídeos da TV Nube! Seja a sua melhor versão e conte conosco nessa jornada.

Compartilhe