Você já precisou se expressar e sentiu dificuldades? Percebeu não conseguir alocar bem as palavras na sua sentença ou ficou nervoso e se embolou? Isso acontece com todo mundo em qualquer fase da vida, seja você aprendiz, estagiário ou até mesmo um líder. É super comum, mas existem formas de evitar isso e garantir uma comunicação melhor! Se você ficou interessado e quer saber como fazer isso, o Nube te ensina!

Dados não mentem

O Nube realizou uma pesquisa com mais de 50 mil pessoas e perguntou se elas tinham medo de falar em público. Entre as entrevistadas, 37,59% disseram não, mas precisariam estar bem preparadas para isso. Para 20,09% dependeria de quem estivesse escutando, 6,40% ficariam nervosas e esqueceriam tudo e 3,66% são muito tímidas e odiariam se expor.

Além disso, em outro levantamento nosso feito com mais de 16 mil entrevistados, 33,77% deles alegaram: a maior dificuldade de falar em público se dá por conta do nervosismo, já citado acima. Logo em seguida, temos a timidez com 33,26%, a ansiedade com 27,42% e a falta de concentração, representando 5,50%. Para muitos, esse ato ainda representa um grande desafio e não é superado tão facilmente.

Comunicação quebra barreiras

A comunicação é essencial no nosso dia a dia, seja por meio de palavras, textos, gestos, olhares e até mesmo atitudes. Precisamos saber expressar nossos sentimentos, ideias, emoções, vontades, medos e pensamentos, no geral. Ela é capaz de acabar com guerras, diminuir intrigas, unir pessoas e mudar o mundo. Para isso, é importante saber falar e ouvir e não no sentido literal, mas é necessária a habilidade de se colocar e de conseguir ser empático, compreendendo o outro.

Na voz da especialista

Marina Machado é jornalista e contou o seu segredo do sucesso para fazer isso tão bem. “A melhor dica do mundo é: foque na sua mensagem! O que você tem a dizer? Você pode falar e responder a várias perguntas diferentes trazendo a mesma ideia. Ela é um sentimento, uma coisa positiva e você quer deixar uma impressão de credibilidade, ser uma pessoa entendida do assunto. Então, mostre preparo para conseguir, por exemplo, uma vaga de emprego. Tenha definido o seu objetivo antes de começar a falar e assim você sempre vai conseguir se comunicar bem.”

Visando te ajudar ainda mais a ter uma comunicação efetiva, clara e facilitar a compreensão para o seu interlocutor, trouxemos aqui seis dicas:

1 - Respire: é óbvio, mas às vezes você esquece e atropela sua respiração. Deixe o ar entrar e sair lentamente, inspire e expire com calma!

2 - Pense no seu interlocutor: quem é aquela pessoa? Como ela fala? Facilite ao máximo o entendimento dela, use palavras adequadas ao vocabulário dela e assim, você estará contribuindo para o seu entendimento.

3 - Decifre a sua mensagem: como a especialista já falou, tenha atenção com a sua ideia e tente avaliá-la por vários aspectos.

4 - Utilize ferramentas ao seu favor: use recursos visuais, tecnológicos e linguísticos para impactar a sua fala e agregar valor às coisas ditas.

5 - Tente manter a calma: o desespero só fará você atropelar os termos e não conseguir expressar seus pensamentos. Por isso, vá aos poucos e construa uma linearidade na fala.

6 - Treine antes: se você for participar ou apresentar um evento, por exemplo, pratique com antecedência. Isso te deixará mais seguro e confiante.

Gostou do assunto? Assista a este vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe