Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Você já ouviu falar em dresscode? É basicamente o código de vestimenta de algum lugar ou situação. Antigamente, as pessoas seguiam regras muito estritas em alguns ambientes de trabalho. Porém, hoje o cenário vem mudando e isso tem ficado cada vez mais livre. Se você é estagiário, aprendiz ou funcionário, é importante se atentar a isso e evitar deslizes.

Você já recebeu um convite de casamento e leu “traje: passeio completo”, por exemplo? Já foi em uma formatura e precisou checar com os amigos como eles iriam vestidos? Coisa parecida acontece nas corporações, entretanto, nesses casos, com os seus colegas de trabalho. Se você não se adequar ao esperado, pode se prejudicar.

Outfit de entrevista

Além de ser essencial o conhecimento em uma entrevista de emprego, a sua aparência também diz muito sobre você para o avaliador. A forma como se veste, como seu cabelo e barba estão, o sapato usado, tudo isso pode interferir. Claramente, não estamos falando sobre atos discriminatórios, é imprescindível separar o preconceito de uma análise de dresscode.

Thaisa Fakhouri é analista sênior de recursos humanos e defende como ele pode impactar a sua vida: “a primeira impressão é determinante no contato entre o recrutador e o entrevistado e pode contribuir para uma relação imediata de confiança, transmitindo também o seu estilo pessoal e ajudando no desempenho geral no processo de entrevista.”

Compreendendo o sentido do termo, precisamos entender também como isso se dá na realidade e como lidar na hora de ir para a avaliação. Thaisa nos conta algumas dicas: “comece pesquisando sobre a missão, visão e valores do local. Conhecer o segmento também é importante. Pesquise nas redes sociais, o Linkedin é uma excelente ferramenta para fazer isso. Não fuja do básico, procure chamar mais atenção para as suas competências ao invés das suas vestimentas.”

Hierarquia também impacta

Camile Stefano, personal stylist e consultora de imagem defende: “o dresscode muda de acordo com a hierarquia, com certeza para uma vaga de estágio é muito menos formal, já para o presidente vai exigir uma formalidade muito maior.” Assim, você não precisa necessariamente ir de terno e gravata, mas se mantenha atento às dicas das especialistas.

Na pele do estagiário

Para Rodrigo Rodrigues, estagiário de finanças, foi importante saber separar vida pessoal e profissional. “Eu não sabia como seria o perfil da firma onde eu trabalho. Logo, fiquei preocupado em passar uma boa visão, porque meu estilo de roupa é muito casual, dificilmente eu uso alguma coisa formal. Então, eu tive muita atenção.”

Assim como Rodrigo, muitos funcionários possuem um hábitos de vida e de vestimentas diferentes do exigido por seus escritórios e torna-se imprescindível saber conciliar ambos. Essa adaptação já é necessária no dia a dia. Porém, se faz mais ainda no momento da conversa com o recrutador ou possível gestor.

Para te ajudar na sua próxima entrevista e garantir sucesso com suas roupas, trouxemos aqui cinco dicas:

1 - Estude o perfil do contratante: essa organização possui um perfil mais leve e descontraído ou mais sério? Compreenda isso, analise o site e redes sociais da companhia e garanta estar alinhado a isso como Thaisa já recomendou.

2 - Procure pessoas dessas organizações: analise como elas vão trabalhar e tente incorporar elementos parecidos, sem perder a sua originalidade.

3 - Evite roupas polêmicas: não existe certo ou errado aqui, porque tudo depende do seu ambiente, mas evite aquela peça desconfortável ou extremamente chamativa.

4 - Mantenha seu estilo: mesmo se adaptando e aceitando mudanças, seja fiel ao seu perfil pessoal, sem copiar os outros.

5 - Não se esqueça do conforto: se você for com peças muito decotadas e isso acabar tomando a sua atenção, vai afetar seu desempenho.


Quer mais dicas de como se tornar um profissional ainda mais completo para esse novo caminho? Assista esta matéria e garanta uma mudança na sua vida! Nos siga nas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog para não perder nenhum conteúdo. Assista também este Conexão Ilimitada e outros vídeos da TV Nube! Seja a sua melhor versão e conte com o Nube nesse processo!

Compartilhe

Enquete