Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente em relação aos seus colaboradores. Porém, para as empresas terem resultados positivos, é necessário ir muito além. A liderança é imprescindível nesses casos e impacta diretamente o desempenho de todo o time, envolvendo estagiários, aprendizes e outros funcionários. Entretanto, precisamos diferenciar chefe e líder. Você sabe quem é quem?

Em uma pesquisa realizada pelo Nube com cerca de 26 mil entrevistados, 39,34% deles se consideram aptos a exercer cargos de liderança até completarem seu primeiro ano após serem contratados por uma empresa, graças ao seu potencial. Porém, é tão simples assim? Quais os requisitos devem ser levados em conta? Primeiro, vamos entender um ponto essencial. A diferença entre quem manda e quem inspira.

Chefe X Líder

 Diferença-entre-chefe-e-líder

Ambos estão à frente de suas equipes, possuem cargos de poder, costumam ganhar mais e carregam variadas responsabilidades. Porém, o primeiro pode não ser capaz de motivar o time ao seu redor, ele apenas exige o cumprimento das tarefas, não desafia positivamente o funcionário e nem acredita tanto em seu potencial. Já o segundo, é ao contrário. Ele quer mais de seus colegas, serve de exemplo e inspiração. Ele não manda, ele também faz.

Na voz do especialista

Henri Cardim é mentor de carreira, professor e palestrante e defendeu a importância de diferenciarmos ambos e entendermos o impacto de cada um no escritório. Para ele, “o chefe dá ordens em dia, impõe terror, comanda pelo medo, usando a autoridade. O problema é: nem sempre isso é suficiente. Assim, quando ele vira as costas, os colaboradores podem fazer corpo mole, trabalhar com má vontade, porque às vezes tem até raiva.”

A situação muda ao analisar o outro lado: “o líder é diferente, não impõe pavor, não precisa vigiar o tempo todo e não é temido. Ele é respeitado por suas capacidades, inspira, dá o exemplo e aponta o caminho certo. Além disso, ainda gera autonomia, competência e disciplina” declara Cardim.

Agora já entendemos o abismo de atitude entre cada um deles. Porém, como isso impacta a produtividade de seus subordinados? A diferença é clara, os resultados do time podem ser aceitáveis, mas ele não cresce sozinho em um modelo ditatorial, já se for o oposto, acontece e estará constantemente melhorando, afinal, por meio de uma postura positiva, se torna um ciclo virtuoso.

O Nube tem o segredo do sucesso

Agora você já conseguiu diferenciar cada um e compreender como isso influencia no dia a dia de uma empresa. Porém, as mudanças radicais não ocorrem do dia para a noite e nessa hora o Nube te ajuda. Se você deseja compreender as características de um líder do futuro, entender como ser um bom líder para as novas gerações ou até identificar melhor o papel da liderança na felicidade do trabalho, corra para o nosso site e faça uma maratona de todos os conteúdos mais completos sobre o tema!


A filosofia na prática

Para o filósofo, escritor e educador, Mario Sergio Cortella, não se pode confunidr esses conceitos. “Se há um líder você segue, mas se há um chefe você obedece.” declara ele. Nós sempre falamos sobre a importância de questionarmos, pensarmos além da caixinha e buscarmos o nosso melhor. A ideia segue sendo a mesma, se você deseja tornar seu desempenho ainda mais completo, já sabe qual caminho seguir.
Gostou do assunto? Assista a este vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete