Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Se você já saiu ou ainda está na escola e precisou mostrar conhecimento sobre algum tema específico, seja em uma prova ou em dever de casa, você sabe o quão importante é o domínio do assunto e o quanto a ausência dele pode te prejudicar. Na vida profissional continua sendo assim, tanto para jovens aprendizes e estagiários, quanto para quem já está inserido no mercado há mais tempo. Precisamos sempre provar alguma ideia e saber desenvolvê-la claramente para ajudar no entendimento do outro.

Aprendizagem visível

O conceito de “Aprendizagem Visível” foi desenvolvido pelo pesquisador e professor da Universidade de Melbourne, na Austrália, John Hattie, e se tornou um marco na educação moderna. Ele promove reflexões relevantes sobre os nossos processos educacionais e a eficácia deles. Além de falar também sobre o poder dado aos professores na hora de transformar o desempenho de seus alunos em sala de aula.

A obra tem como objetivo responder o porquê das ações dos educadores terem um impacto tão significativo na nossa aprendizagem. O efeito disso são as memórias, quando lembramos delas por tanto tempo.

O meio causa um grande impacto

Diversos fatores influenciam na maneira como assimilamos, sendo eles: o ambiente, quem ensina, a escola, a família, o estudante, a composição da sala de aula, as estratégias usadas para difundir o conteúdo, a metodologia e as tecnologias utilizadas. Estes podem contribuir ou prejudicar o processo.

Na voz da especialista

Milena Madeira é criadora da metodologia F.L.O.U e defende os benefícios de adotarmos um aprendizado mais claro no dia a dia. “Existe uma rotina de pensamento visível, nos ajudando a tornar cada vez mais a retenção relevante. Se você usar uma sequência de reflexão: vejo, penso e me pergunto, já é bem legal. Então, quando você fizer isso, parte de qual observação? É uma sequência possível de incorporar no nosso cotidiano e nos ajuda a não só revelar a forma como nós estamos analisando e compreendendo, mas também para o outro perceber todo o caminho percorrido pela nossa mente naquele momento.”

Passo a passo para o sucesso

Agora, se você é acadêmico ou precisa demonstrar capacidade e conseguir expressar melhor suas ideias, a gente te ajuda nessa jornada! O Nube trouxe quatro dicas para você nunca mais passar sufoco na hora de mostrar suas skills:

1 - Saia da caixinha na hora de aprender: tente enxergar e avaliar as questões por outros ângulos, sem restringir sua mente a somente um tipo de consciência. Uma palavra pode te travar, então esteja de cabeça aberta.

2 - Desenvolva as suas ideias considerando o seu interlocutor: dialogue com ele de forma clara e compreensível para facilitar o entendimento, leve em consideração a realidade, criação, idade e perfil da pessoa.

3 - Utilize as tecnologias a seu favor: deixe a imaginação fluir e aproveite os recursos disponíveis na hora de compartilhar sua sabedoria, permitindo novas possibilidades sem se limitar.

4 - Respeite o tempo de cada um, inclusive o seu: nem todos vão conseguir captar uma mensagem da mesma forma, cada pessoa recebe de maneiras variadas. Pressionar o outro ou você mesmo só causará mais ansiedade e dificuldade.

Mark Church é professor e pesquisador do Project Zero da Universidade de Harvard e defende: trabalhar com o pensamento visível é uma maneira de fazer o aluno captar melhor o conteúdo, sem responsabilizá-lo e culpá-lo por ter dificuldades, tornando o mundo “desconhecido” mais familiar. Assim, confie no seu processo e em você mesmo. Lembre-se de se divertir durante o percurso.


Gostou do assunto? Assista a este vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete