Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Se você já precisou lidar com uma entrevista de emprego, sabe o quão comum é ficarmos ansiosos e até mesmo desesperados. Isso vale para estagiários, aprendizes e até para quem já está há mais tempo inserido no mundo corporativo. É normal nos estressarmos nesses momentos, afinal são diferentes e nós precisamos provar nossas competências.

Nervosismo é biológico

Apesar de ser extremamente desagradável, é completamente humano sentir isso quando somos colocados em situações de grande excitação ou preocupação. O nosso corpo responde ao sinal de “perigo” e as reações biológicas são claras. Isso pode ocorrer quando falamos em público, fazemos uma prova, nos declaramos para alguém e quando estamos sendo avaliados, no geral. O medo surge e a nossa resposta é instantânea.

O problema é quando paralisamos devido a essa sensação. O ideal é sermos guiados por ela, nos mantermos mais alertas e prontos para as dificuldades, sem perder o ritmo. Saber controlar esse sentimento pode ser o seu maior aliado.

Sinais não passam despercebidos

Segundo uma pesquisa do The Undercover Recruiter, 33% dos recrutadores avaliam os movimentos indicando nervosismo como um dos erros mais comuns nos entrevistados. Os mais citados são: mexer no anel, brincar com a caneta e bater a perna, por exemplo. Assim, além de te prejudicar em relação às suas respostas, ainda te torna mais vulnerável aos olhos do avaliador.

Na voz da especialista

Marina Machado é jornalista e trabalha muito com a sua voz e apresentação própria. Por isso, saber se portar e falar de maneira plena é essencial. Ela conversou um pouco conosco e recomendou um pequeno ritual antes da avaliação. “A primeira coisa a fazer é melhorar a sua respiração, o segredo está nela. Você vai conseguir reduzir o batimento cardíaco, a sudorese, causadora de situações desconfortáveis e vai te trazer mais calma. Portanto, é um exercício muito importante antes de entrar na reunião ou entrevista.” Para finalizar, Marina ainda reforça: “respire pausadamente e profundamente. Faça isso cinco vezes e você vai estar com muito mais oxigênio, sua mente vai ficar mais clara, seu coração mais tranquilo e você vai conseguir falar melhor.”

Para te ajudar a se controlar e garantir um desempenho excepcional, trouxemos aqui oito dicas:

infográfico 20-01-22

1 - Estude sobre a empresa: isso vai te ajudar a entender melhor como se portar, se vestir e se comunicar. Assim, você estará menos fora da sua zona de conforto.

2 - Treine em casa: não é para parecer um robô com respostas automáticas, mas ensaie de frente para o espelho, com algum amigo ou familiar para te ajudar a praticar as melhores falas.

3 - Se conheça: a dica mais preciosa de sempre! Saiba seus pontos fortes e fracos e use-os a seu favor. Exercite esse autoconhecimento no seu dia a dia para ter 100% de aproveitamento.

4 - Seja sincero: mentir para o profissional do RH é a pior opção, ele vai conseguir identificar. Já falamos sobre a importância de ser você mesmo na entrevista.

5 - Seja otimista: pense positivo em relação à vaga e acredite no seu potencial, ser pessimista apenas te faz questionar suas qualidades e aptidões.

6 - Você é o seu maior inimigo e aliado: não se auto sabote, a ansiedade é natural, mas se em quantidades excessivas, vai te prejudicar.

7 - Controle as expectativas: vá para a entrevista sabendo de todos os cenários possíveis, mantenha os pés no chão.

8 - Não se esqueça da respiração: siga o conselho de Marina Machado e foque em levar ar aos seus pulmões.

Gostou do assunto? Assista a este vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete