Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Você já passou pela experiência de ir para uma entrevista de emprego e não saber como deve se comportar? Qual é a melhor resposta para cada pergunta? Essas dúvidas são comuns em momentos assim. Porém, não existe nada absolutamente certo ou errado, o ideal é ser você da maneira mais honesta possível, independemente se você é estudante, estagiário, aprendiz ou já está no mercado de trabalho.

Mentira tem perna curta

Há quem ainda acredite nas ideias de exagerar um pouquinho no currículo ou manipular verdades sobre posições passadas ou competências para tentar agradar. Contudo, quem está ali te questionando é um profissional treinado e conseguirá perceber sua desonestidade, tornando você não hábil para a vaga.

Pode parecer difícil entendermos isso, mas essas pequenas trapaças são facilmente percebidas e você pode até conseguir passar, mas ao longo do tempo, tudo se revela. Uma pesquisa realizada pelo CareerBuilder, em 2017, identificou: as mentiras de candidatos são as atitudes mais odiadas entre 66% dos 2,6 mil entrevistadores ou gerentes da área de recursos humanos.


Na voz da especialista

A jornalista Marina Machado defende a necessidade de sermos sinceros e reflete sobre a importância disso para a contratação. “Seja você mesmo, a gente não consegue se manter em um personagem por muito tempo. Quem é você? Traga o seu diferencial e seus pontos interessantes. Se é igual a todo mundo, por que eu estou te escolhendo? As suas particularidades te fazem especial para aquele cargo. Confie!” A especialista ainda reforça sobre como é imprescindível estarmos bem apresentáveis, pois é imprescindível para a nossa imagem, mas a personalidade é determinante.

Para te ajudar nesses casos e te tornar ainda mais certeiro, trouxemos aqui cinco dicas:

1 - O autoconhecimento é seu aliado: esse processo de introspecção é fundamental para essas situações. Para o psicólogo Burrhus Frederic Skinner: “uma pessoa consciente de si mesma está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento.” Assim, você conseguirá responder de forma mais eficiente e fluída, sem travar para pensar.

2 - O estresse é seu inimigo: costumamos ficar ansiosos e nervosos, porém esses sentimentos servem apenas para nos prejudicar. Apesar de parecer difícil, tente controlar e lidar com eles. Procure exercícios de meditação, respiração e relaxamento, no geral, encontre coisas para se manter calmo. Não caia no erro de transparecer essa agitação.

3 - É proibido inventar: conte histórias verdadeiras, fale sobre as suas experiências, vivências e seu jeito. Não tente roubar um alter ego de outra pessoa, muito menos, parecer perfeito. Logo, nada de coisas mirabolantes e ilusórias.

4 - Educação é sempre essencial: esse item é óbvio, mas para algumas pessoas ainda não. Seja simpático, cumprimente o avaliador, sente-se de maneira correta, mantenha-se atento às falas dele e não se esqueça de demonstrar interesse a agradecer pela oportunidade e disponibilidade. Isso pode ser um diferencial.

5 - Para fechar, confie em você: acredite no seu potencial, se enxergue como um ser humano bom, capaz, dedicado. Mantenha o otimismo em relação à vaga e busque sua melhor versão, se capacitando a todo momento.

O segredo do sucesso não é uma fórmula mágica, mas com empenho e dedicação, você pode chegar ao lugar dos sonhos. Não se esqueça de ser sempre você e evoluir a cada instante.

Gostou do assunto? Assista a este vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete