Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Um líder competente sabe motivar sua equipe, impulsionando-a a obter os melhores resultados possíveis. Porém, nem sempre isso é uma tarefa fácil. Atualmente, é preciso muitas habilidades além das requisitadas quando pensamos no mundo há 20 ou 30 anos. As soft skills se tornaram peça chave para a escada do sucesso no novo normal e se você deseja um cargo de chefia, é significativo se atentar à complexidade da função e à carga exigida por ela.

Dados assustadores

Um estudo realizado pela Gallup, empresa americana reconhecida no segmento de pesquisas, identificou um despreparo para coordenação, nove a cada dez não estão prontos para exercer a função. O levantamento evidenciou pontos preocupantes, 70% dos profissionais não estão colocando todo seu potencial no trabalho e 50% deles abandonaram seus cargos em função do supervisor. Dessa forma, fica nítido perceber como é imprescindível investir em pessoas capazes para o cargo.

O papel do líder

Além de estimular seu time, seu papel é também compreendê-lo. Entender quais são as necessidades de cada colaborador, as dores, fraquezas e os pontos fortes. Ele precisa ouvir com uma escuta ativa e falar na hora certa, opinar, passar feedbacks e conseguir cobrar nos momentos primordiais. Além disso, deve ser político, garantir uma boa convivência e respeito entre todos, mesmo com as múltiplas diferenças e questões.

Apesar de ser beneficiado com um salário maior, as responsabilidades também acompanham as cifras. O conhecimento das áreas da empresa, setores e habilidades técnicas é exigido quando tratamos dessa colocação. Ele age como um facilitador das relações e é fundamental estar de acordo com os acontecimentos, ou seja, se manter atualizado constantemente.

Um local de trabalho mais feliz

Após entendermos o real significado de gestor, precisamos falar sobre a relevância dele na criação de um ambiente corporativo mais feliz. Para a Mestre Déborah Vieira, professora substituta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), é papel dele garantir mais motivação. Isso pode ser feito por meio de ações muito simples, promovendo o envolvimento de todos. Para complementar, ela declara: “é necessário sempre pensar no “nós” ao invés do “eu”. Se há uma conquista, uma vitória, há um ponto positivo e deve ser constantemente ressaltado. Em contrapartida, se há alguma coisa a ser melhorada, um problema, é essencial todos também dividirem essa responsabilidade e isso é papel da autoridade.“

Na pele da estagiária

Para quem trabalha e se sente constantemente pressionado, a vivência não é a melhor do mundo, mas para quem vive em um espaço descontraído e inspirador, a rotina muda completamente e o incentivo acaba sendo natural. Esse é o caso de Joana Morelato, estagiária do setor de montagem da FIAT em Belo Horizonte, MG. A jovem ressalta: ”quando você faz algo e não está tão empolgado, não demonstra felicidade, qualquer resultado será bom, porque você não está feliz com aquilo. Já quando você está animado, você quer buscar a perfeição, fica entusiasmado. Então, o resultado final, com certeza, será outro.”

Aproveitamento total

Simone Choin, líder de recrutamento e seleção na Conexão Talento evidencia: “quando o líder inspira seu grupo, ele é capaz de inseri-los na cultura da empresa, tornar claro os objetivos dela e disseminar as estratégias de negócios, de engajá-los na busca de resultados mais eficazes.” Assim, para garantir animação do seu staff, com força de vontade e aproveitar todo o seu potencial, é indispensável compreender o papel de quem está no comando. Funcionários com alto rendimento são frutos de uma boa comunicação organizacional e convivência.


Quer mais dicas de como motivar seu time e garantir ainda mais aproveitamento? Assista esta matéria e garanta uma mudança na sua empresa!

Nos siga nas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog para não perder nenhum conteúdo. Dessa forma, você estará cada vez mais próximo de alcançar o seu sucesso. Assista também a este Conexão Ilimitada e outros vídeos da TV Nube! Seja o melhor e conte conosco nessa jornada!

Compartilhe

Enquete