Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Polarização é quando há concentração em extremos opostos, podendo ser de pessoas, interesses, atividades e crenças, por exemplo. Nas redes sociais, ela acontece da mesma forma, dividindo os usuários com posicionamentos distintos e gerando muita polêmica. Você já vivenciou isso?

Briga de ego

Pontos de vista diversos são comuns e a existência deles valida a democracia. O problema acontece quando emiti-los não gera discussões saudáveis, mas sim uma disputa ideológica e brigas sem fundamentos e até mesmo argumentos válidos, o ego e a necessidade de “estar certo” tomam a frente.

Sem espaço para intolerância

Quando falamos sobre esses conflitos, é importante ressaltar o abismo entre opinião e discurso de ódio, mesmo com toda a complexidade e subjetividade do tema, há um limite para liberdade de expressão. A regra é respeitar a existência do outro enquanto ela não limitar a sua.

Na voz do especialista

O consultor de carreiras, Wagner Thiele, acredita no surto do Covid-19 como agravante dessa situação e declara: “hoje, com a intensidade das emoções humanas, fruto da pandemia e, ao mesmo tempo, de um estímulo muito agressivo das informações, estamos sujeitos a não pensar, a agir de forma muito impulsiva e instintiva pela violência. Isso é tóxico e nos faz mal.” Ainda complementa levantando um questionamento: “qual é a transformação gerada por meio dessa atitude nas redes sociais? É como jogar gasolina no fogo, você não vai ter um efeito de transformar a compreensão do outro. Precisamos de sabedoria, equilíbrio e serenidade para fazer uma travessia tão dura na humanidade.”

Um brinde à prepotência

No mundo contemporâneo, a Internet ganha cada vez mais espaço no dia a dia da população, passamos horas interagindo de forma on-line e muitas vezes esquecemos da realidade à nossa volta. É como se o espaço virtual tivesse se tornado o centro da nossa vida, precisamos ser e parecer perfeitos, inteligentes e complexos. As confusões por discordâncias acentuam isso, as pessoas sabem, dominam e entendem tudo, não há espaço para assumir um desconhecimento ou fraqueza. O destaque vai para a prepotência e arrogância.

Filtro-bolha

Tendo o foco voltado para o próprio umbigo, muitas das desavenças se tornam rasas e superficiais, não considerando os fatores relevantes. Eli Pariser, presidente da MoveOn.org, co-fundador da Avaaz.org e autor do best-seller The Filter Bubble, criou um conceito para explicar o porquê disso, o filtro-bolha. Trata-se de um universo com informações feitas para você. O algoritmo o forma apenas com coisas afins, seguindo seus passos digitais. A bolha te isola de fundamentos contrários e de outras perspectivas. Dessa forma, cidadãos com ideias divergentes possuem apenas premissas a favor de si, por não terem contato com o outro lado da moeda.

Solucionando a questão

Apesar de ser um problema complexo e estrutural, há medidas a serem tomadas visando melhorar essa questão a longo prazo. A primeira delas seria a construção de uma nova programação por parte das plataformas, eliminando as barreiras impostas pelo meio. Além disso, é necessária uma mudança de comportamento por parte da sociedade, evitando extremismos e comportamentos intolerantes. É interessante também haver um investimento na educação, aumentando o repertório dos jovens e provocando um enriquecimento na discussão. Além disso, manter a mente aberta para entender o outro e sua visão se torna indispensável.

Gostou do assunto? Assista a este vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete