Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O currículo, muitas vezes, é a porta de entrada para a posição dos nossos sonhos. Ele funciona como uma vitrine acadêmica. É o responsável por mostrar nossas qualificações, informações pessoais, habilidades, cursos e características mais importantes para o nosso possível novo chefe.

Rumo a linha de chegada

Quando vamos comprar um carro, devemos avaliar a quilometragem rodada, segurança, o conforto, preço e estado do veículo, no geral. Assim, funcionam as contratações de novos funcionários. É necessário avaliar quem melhor ocupa a posição disponível e, nesse quesito, vários atrativos são levados em consideração. Para nos destacarmos, precisamos ter um diferencial competitivo. Quem começa com um CV bem feito, já ganha pontos nessa corrida.

Ao escrevermos, não há espaço para deslizes. Qualquer erro aparentemente bobo, pode ser o suficiente para nos eliminar de um processo seletivo. Quando estamos buscando a colocação dos sonhos, devemos nos atentar e evitar ao máximo essas falhas comunicacionais.

Passo a passo do sucesso

Buscando te ajudar a desenvolver o melhor currículo possível e surpreender o setor de RH, trouxemos oito dicas para você nunca mais errar:

1 - Seja honesto: esse é um ponto imprescindível. Não minta, não invente coisas mirabolantes e seja sincero em tudo, não há motivos para fantasiar e isso pode te prejudicar muito.

2 - Menos pode ser mais: foque nas informações principais, seja objetivo e pense no diferencial para o cargo específico. Nem todas as suas experiências ou qualificações serão necessárias dependendo da função.

3 - Atenção aos dados pessoais: é essencial ter no currículo informações como seu nome completo, telefone de contato e e-mail. Endereço, estado civil, foto e data de nascimento são exigidos em algumas empresas, certifique-se sobre os elementos solicitados.

4 - Não se esqueça da formação acadêmica: coloque o curso, a instituição de ensino e o ano de conclusão, podendo ser a finalização prevista. Essa informação é fundamental para o recrutador saber se você poderá ou não se aplicar à vaga.

5 - Hora das experiências: destaque seus aprendizados profissionais, focando no mais importante e relevante para o posto. Nesse momento, pense sobre trabalhos voluntários, projetos de extensão e todo conhecimento válido. Em casos de estágio, não é pré-requisito já ter feito algum, logo não pode ser exigido.

6 - Fale sobre suas qualificações: tente fazer um resumo sobre seus pontos fortes e diferenciais, visando mostrar à equipe de seleção como você agregaria valor.

7 - Inclua cursos e idiomas: caso você já tenha feito algum e possua certificado, coloque esta informação, o mesmo serve para outras línguas. É preciso conter também seu nível de habilidade ou fluência.

8 - Revise: a dica crucial! Não se esqueça de revisar o seu documento, confira se a escrita está correta, se a formatação está alinhada e se os tópicos são adequados. Certifique-se de enviá-lo de forma impecável, isso poderá te destacar.

Sandro Bier, escritor e editor do Canal Café com Escritor, enfatiza: “escreva, reescreva, passe esse texto para uma pessoa com mais conhecimento, pergunte se ela te contrataria com base nesse currículo. Isso é importante para o seu crescimento e uma boa escrita e comunicação podem ser a diferença na sua carreira profissional.” Aproveite as nossas sugestões do Conexão Ilimitada: dicas para fazer um currículo perfeito.


Gostou do assunto? Assista a este vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete