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Todos sabemos da importância de uma organização eficiente quando falamos sobre trabalho. Nem sempre conciliar a vida pessoal e profissional é fácil. Principalmente quando pensamos em um modelo remoto e torna-se normal compartilhar cama e escritório no mesmo local. Por isso, gerir o nosso tempo e manter a produtividade alta são os segredos para conseguirmos realizar todas as atividades do dia a dia sem nos desesperarmos e distrairmos.

Quem nunca ouviu ou disse a famosa frase: “meu dia precisava ter mais de 24 horas”? Nós já dissemos e escutamos isso diversas vezes, mas nem sempre a solução seriam dias mais longos. Em alguns casos, o problema é apenas a falta de ordem e preparação por parte da pessoa. A culpada pode não ser a sua rotina ou o relógio rápido demais, mas sim, como você os administra.

No nosso ambiente corporativo precisamos manter a mente focada e alinhada a todas as demandas. Porém, se não possuirmos um sistema eficiente, acabamos nos enrolando e dificultando ainda mais o cumprimento de metas e prazos. Assim, nosso planejamento vai por água abaixo e nosso chefe não fica nem um pouco satisfeito com essa falha de desempenho.

Na voz do especialista

Para o mentor de carreira, professor e palestrante, Henri Cardim, há uma dica muito eficaz para você nunca mais passar por esse tipo de situação e evitar os transtornos. “O primeiro passo óbvio é ter uma agenda. Em papel, digital, não importa. Coloque seus compromissos do dia nela. Primeiro, os impossíveis de mudar o horário, depois os mais flexíveis e, por último, você pode fazer os encaixes.” aconselha o especialista.

Para Cardim, se comprometer a anotar suas tarefas vai te impedir de lidar com o estresse, ficar ansioso, nervoso e com medo de ter se esquecido de algo. Vai reduzir seus atrasos ou até acabar com eles. Além disso, ainda garante a solução de problemas antes mesmo de aparecerem, sendo seu melhor aliado.

Passo a passo para te ajudar

 

 

Buscando te orientar nessa jornada, trouxemos aqui seis dicas para você nunca mais passar sufoco, sofrer com a desorganização e seus afazeres do cotidiano:

1 - Tenha uma agenda adequada ao seu estilo de vida: procure um caderno ou algo on-line. Há alguns aplicativos e programas eficientes nessa função. Neles, ainda é possível adicionar lembretes e alarmes para evitar de vez a amnésia.

2 - Anote tudo e coloque a ordem de urgência: foque em manter as coisas em prioridade, use cores para diferenciar o mais e o menos importante. Ter as informações divididas te ajudará a alinhar tudo.

3 - Evite distrações durante o seu período produtivo: busque manter o foco voltado apenas para a tarefa mais essencial naquele momento, isso te ajudará a encontrar uma solução mais rápida e já seguir para a próxima. Aqui no Minuto Carreira, nós já trouxemos algumas dicas para você melhorar a produtividade no home office.

4 - Se planeje com antecedência: escolha um dia da semana para realizar uma programação e procure segui-la. Ao tornar isso um hábito você estará sendo mais hábil.

5 - Defina prazos e metas: ao estimulá-los você conseguirá compreender melhor a duração de cada coisa e será possível se programar por um período mais longo, pense em objetivos diários, semanais e mensais.

6 - Use a tecnologia a seu favor: deixe alarmes programados e até mesmo crie agendas compartilhadas, como o Google Agenda, com seus colegas de equipe. Existem sites ótimos para anexar informações correspondentes às suas obrigações, fazer checklists e definir responsáveis, como o Trello, RunRun e Hibox, por exemplo.

Gostou do assunto? Assista a este vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

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