Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Foi convocado para uma vídeo entrevista e não sabe como se portar? Essa pode ser uma dúvida comum, mas enfrentar o desafio é a chave para conquistar uma vaga. Afinal, com a realidade do mundo de hoje, lidar bem com o virtual é ação imprescindível para profissionais de todas as idades e posições de carreira.

Impacto da pandemia no mercado de trabalho

Desde quando a Covid-19 pegou o mundo de surpresa, no começo de 2020, sociedades inteiras precisaram se adaptar com medidas para conter o avanço do vírus. Dentre elas, a quarentena e o isolamento social. Como uma maneira de superar essas barreiras, os modelos de trabalho remoto foram implementados com força, mas as mudanças não pararam por aí. 

O processo de recrutamento de talentos também ficou on-line e, mesmo com um plano de vacinação para toda a população, muitas atividades feitas apenas presencialmente tendem a aproveitar mais o digital. As vídeo entrevistas são um grande exemplo disso e saber se destacar nesse contato é essencial. 

Pontos a serem observados

De acordo com Thiago Canêdo, analista de pessoas da Trinus Co., essa modalidade remota permite aos selecionadores conhecerem um número maior de candidatos a uma vaga. “Querendo ou não, o mais preparado larga na frente. Estar em casa, um ambiente familiar, contribui para o indivíduo se sentir à vontade para se mostrar de forma genuína ao recrutador”, destaca. 

O que saber sobre entrevista on-line?

Ainda para ele, existe uma tendência para esse formato continuar forte no pós-pandemia. “Portanto, candidato, fale sobre suas principais habilidades, traga situações reais as quais foram vividas por você para a entrevista, estude mais sobre a empresa e seja autêntico", orienta. 

Preparo é uma grande ferramenta de auxílio

Segundo uma pesquisa feita pelo Nube, 65% dos jovens ainda não foram avaliados dessa maneira. Entretanto, outros 13% já tiveram a oportunidade, mas a timidez os impediu de passar por essa etapa nos processos seletivos. Para os dois casos, o preparo pode ser a melhor saída para quando esse momento chegar. 

Para Janete Bezerra, presidente da ABRH-CE, existem muitos profissionais à procura de uma colocação, então a concorrência é grande. Nesse cenário de concorrência, é preciso redobrar a atenção. “Preparo é a receita mágica para tudo. Se houver uma boa preparação, uma boa execução  acontecerá e você terá sucesso em caminhar pelas etapas do processo seletivo. 

Dessa maneira, é importante estar entregue por inteiro no momento de avaliação, fazer a “tarefa de casa”, ou seja, ter autoconhecimento e saber quem é, de fato, a empresa contratante. Isso, segundo a especialista, te dará maiores chances de conquistar uma oportunidade. 

Quem conseguiu se destacar

Anna Fonteles conseguiu uma vaga como estagiária de administração e conta como passou por essa etapa virtual de recrutamento e conseguiu se destacar. “Antes de fazer a entrevista remota, organizei o ambiente para não ter ruídos no local, preparei meu espírito para ficar calma e isso foi muito bom”, conta. 

Uma dica da estudante para quem quer superar esse momento com assertividade é “ficar bem à vontade, pois você está na sua casa. Prepare o ambiente, procure a tranquilidade, pois tudo vai dar certo”, conclui. Vencer o nervosismo é um desafio para boa parte das pessoas. A orientação é respirar fundo e sempre acreditar em seu potencial. Você é capaz! 

O Nube já preparou uma matéria completa e cheia de informações capazes de ajudar a se destacar. Veja aqui! Gostou das dicas?

Compartilhe

Enquete