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O WhatsApp surgiu no ano de 2009, mas ganhou destaque maior em 2010, quando ficou disponível para aparelhos Android, além do IOS. Com uma relevante missão de integrar várias pessoas ao mesmo tempo, não importando a distância, nasceu há uma década, os famosos e polêmicos grupos de WhatsApp.

Quando falamos sobre esse novo espaço de interação, é importante nos atentarmos aos modos esperados em cada um deles, afinal eles foram criados para facilitar o relacionamento. Para a consultora de etiqueta comportamental e corporativa, Valquíria Di Giorgio, “o modo mais informal como nos comunicamos nesses grupos pode acabar gerando algumas situações bastante inconvenientes e alguns atritos também. Se tratando do âmbito profissional, a atenção deve ser redobrada.”

Apesar de os celulares serem uma ferramenta de diversão, permitindo interações entre colegas, em alguns casos, são também de trabalho e misturar as duas coisas comprometerá seu emprego e até mesmo suas relações interpessoais. No escritório e no churrasco de domingo nós não nos comportamos da mesma forma. Então, por que a interação seria similar por telefone ou por texto? Não faz sentido.

Há ainda uma questão séria: nem sempre quando escrevemos, o receptor entende o tom utilizado, por isso, é de extrema importância ser o mais claro possível, evitando qualquer tipo de desentendimento. Falar cara a cara nos permite notar as reações do outro, já virtualmente, essa percepção é perdida.

Buscando te ajudar a entender melhor o comportamento adequado e te poupar de situações constrangedoras no ambiente corporativo, trouxemos sete dicas para tirar de vez as suas dúvidas:

1 - Lembre-se é um grupo voltado exclusivamente para assuntos trabalhistas: não misture vida pessoal e ocupacional, temáticas diferentes, chats diferentes.

2 - Comporte-se de forma madura: aja de acordo com o esperado, atitudes imaturas não serão bem-vindas. Recorde-se de onde você está.

3 - Abstenha-se de fazer comentários desnecessários sobre os outros: não fale sobre ações ou competências de seus colegas de trabalho, isso pode comprometer a sua imagem e magoar outra pessoa. Feedbacks são necessários, mas no momento e local correto.

4 - Evite se envolver em assuntos paralelos: se não vai agregar ao seu desenvolvimento pessoal, escolha se afastar destas questões. Fofocas e intrigas são estritamente dispensáveis.

5 - Assuntos confidenciais são proibidos: em hipótese alguma revele algo privado do seu departamento ou de qualquer outro. Temas urgentes e comprometedores em relação à confidencialidade devem ser tratados por ligação telefônica, pessoalmente ou por canais oficiais.

6- Seja discreto e educado sempre: mesmo em um ambiente virtual, isso é muito importante. Evite muitos emojis, eles poluem a tela, dificultam a leitura e passam uma impressão infantil.

7 - A sua reputação é construída a partir de micro comportamentos, lembre-se disso: toda ação tem uma reação, elas estão sendo constantemente avaliadas, leve isso a sério e se mantenha atento.

Em algumas situações e empresas, é normal nossos companheiros de ofício se tornarem amigos, nesses casos, é recomendado a criação de uma conversa separada, visando auxiliar o convívio e proximidade. Ainda assim, respeito e consentimento entre todas as partes são imprescindíveis.

É essencial fazer uma autoavaliação e entender como a sua corporação funciona e como cada funcionário age dentro dela. Toda organização é única e a sua conduta deve se adequar ao esperado, agindo de acordo com as normas da companhia.

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