Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Uma boa comunicação, tanto escrita quanto falada, é um fator decisivo e fundamental para o sucesso de qualquer profissional no mercado de trabalho. Inclusive, o domínio do português demonstra cuidado, preparação e te deixa mais atraente aos olhos dos recrutadores quando falamos sobre processo seletivo.

Pensando nisso, o Nube realizou uma pesquisa com mais de três mil respondentes questionando a respeito do conhecimento deles acerca das novas regras da língua portuguesa. Os resultados foram: 36,86% conhecem e consideram fácil, 34,39% ouviram falar, mas não se atualizaram ainda, 18,29% desconhecem e 10,34% acham difícil.

Sandro Bier, escritor, editor e apresentador do canal Café com Escritor, ressalta: "quando a interlocução de uma empresa sai de forma errônea, tanto interna quanto externa, a imagem dela está em jogo. Hoje, as organizações estão muito preocupadas com esse aspecto". Para ele, todo trabalhador deve crescer em sua maneira de discursar para avançar na carreira e na vida pessoal.

O especialista também evidencia! Existem dois idiomas, o falado e o escrito. Porém, você não precisa pronunciar exatamente como se escreve. Logo, é vital compreender os códigos sociais e saber qual tipo de contato utilizar em determinada situação.

Por exemplo, você não pode escrever um e-mail para seu chefe utilizando gírias, siglas e abreviações características de redes sociais. Tenha cuidado e entenda o processo de conversação. A complexidade pode assustar à primeira vista, mas não fique com medo ou inseguro. Persista e corra atrás, pois fará diferença em sua jornada.

Sendo assim, esteja antenado! Procure cursos, workshops, dicas e aprenda novas técnicas acerca do tema. Para finalizar, veja alguns fatores listados pelo Kumon, evidenciando a relevância do dialeto no dia a dia:

1. Expressão oral

A oralidade é no geral a base das relações humanas. Portanto, é essencial para a vida em sociedade. Falar de forma clara e objetiva permite elaborar argumentos, expor opiniões e construir um bom personal branding.

2. Leitura e Escrita

A leitura é necessária para a maioria das atividades cotidianas. Afinal, boa parte das informações é transmitida por meio dela. A escrita por sua vez é exigida na escola, no vestibular e no mundo corporativo. Visto isso, saber redigir textos com boa estrutura, coerência e coesão se torna indispensável para ambos os lados ao encaminhar ou receber uma mensagem.

3. Interpretação de texto

Você deve entender quais aspectos estão por trás dos códigos linguísticos para adquirir repertório cultural e tornar-se mais completo. Refletir sobre o conteúdo de textos verbais e não verbais é muito importante para compreender livros, músicas, filmes, pinturas e consequentemente as atividades do seu setor em uma instituição.

4. Senso crítico e criatividade

Aprimorando o conhecimento sobre a língua materna, você adquire a capacidade de questionar o espaço ao seu redor. Desse modo, será mais fácil emitir opiniões sobre assuntos complexos e desenvolver aspectos como respeito às diferenças, flexibilidade e empatia.

Além disso, a criatividade também ganha créditos com esse exercício. Afinal, visitando novos universos por meio das palavras, você aperfeiçoa o raciocínio lógico e o potencial de inovação. Todos esses elementos são vistos como habilidades do profissional do futuro e você não quer ficar para trás, certo?

5. Oportunidades de trabalho

Quem conhece a língua portuguesa se destaca no mundo dos negócios. Para obter uma boa posição, é imprescindível ter fluência na leitura, na escrita e na comunicação oral. Percebeu como o tema será significativo para sua vida? Aproveite os cursos gratuitos do Nube e boa sorte!

Gostou do assunto? Assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete