Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A gestão de pessoas é fundamental para o sucesso de qualquer empresa e vem ganhando um papel cada vez mais importante no mundo corporativo. A prática está em constante mudança e aperfeiçoamento, pois os avanços tecnológicos impulsionaram a valorização do aspecto humano como diferencial competitivo.

De acordo com a Trecsson Business School, uma das principais referências no sistema de educação institucional do interior do Brasil, a Neuroliderança tem sido um dos principais temas debatidos nas companhias, pois ajuda a compreender o impacto da direção no clima organizacional, bem-estar e desempenho dos colaboradores.

Rafael Peixoto, especialista em desenvolvimento humano, pontua: "a evolução da neurociência traz ferramentas e teorias para o ambiente de trabalho, corroborando para o crescimento dos líderes". Para ele, o conhecimento do nosso intelecto e da forma de funcionamento produz dados essenciais para melhorar a entrega e as relações dos membros.

Hoje, é viável estudar o cérebro humano ainda em atuação (com sujeitos vivos) possibilitando entender melhor os pensamentos e ações do mesmo. Nesse sentido, a Neurolinguística abre espaço e oportunidade para compreender e identificar emoções para gerar melhores comportamentos dos dirigentes, com foco no desenvolvimento profissional.

Um dos papéis do gestor é influenciar indivíduos, certo? Porém, essa não é uma tarefa fácil, pois cada grupo e situação tem suas características específicas e logo são motivadas por fatores diferentes. Além disso, são diversos os desafios existentes devido à pressão gerada pela concorrência e, por isso, a neuroliderança se tornou um diferencial.

Veja algumas dicas do Doutor, pós-doutorando em Administração e professor de MBA da FGV, Daniel Kroeff, para otimizar seu cérebro e usar a neuroliderança para tornar-se um grande orientador:

1. Ao chegar na entidade, estabeleça suas 3 principais metas diárias e faça todo possível para vencê-las. Isso respeita o princípio da economia cognitiva. Sua mente, uma hora, irá cansar e você precisa fazer o mais importante enquanto ainda está com o nível máximo de energia.

2. Apoie os membros de sua equipe, incentive-os por meio de estímulos constantes, metas claras, ajuda proativa e feedbacks, mas também saiba cobrar com firmeza e respeito. O cérebro funciona com um princípio de justiça e o líder deve saber estender a mão para ter moral no momento da reivindicação.

3. Diminua a pressão sobre você. Quando estamos sob influência ficamos no modo estressado, negativo ou neutro. Em qualquer um dos três, sua performance tende a ser muito pior. Sendo assim, consiga um prazo extra, dialogue, faça algo divertido, distraia-se e reduza sua ansiedade.

4. Alterne sua consciência para positividade: tome sol (pois isso aumenta a serotonina, endorfina e vitamina D); faça, pelo menos, 7 minutos de exercício físico, de moderado a intenso, ouvindo músicas de sua preferência; ria mais (assista coisas engraçadas, no Youtube, por exemplo); medite!

5. Aumente sua dopamina, trazendo novidades para sua rotina. Mude suas perspectivas, organize o escritório ou planeje algo positivo (como uma viagem com quem você ama). Encha sua estação de trabalho com fotos dos melhores momentos da sua vida e objetos valiosos sentimentalmente, isso também contribui para uma boa operação cognitiva.

Gostou do assunto? Assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete