Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Uma instituição consiste em um conjunto de pessoas trabalhando em prol de um objetivo comum. O espaço empresarial, por sua vez, é o arranjo de forças, tendências e entidades (externas e internas). Ele é capaz de influenciar o desempenho da companhia como um todo.

Para estabelecer esse ambiente é necessário integrar aspectos como estrutura física, tecnologias, capacidades produtivas, colaboradores, hábitos e conhecimento. Todos esses conceitos são influenciados por elementos determinantes para diferenciar um negócio do outro: a cultura e o clima organizacional.

O primeiro, consiste nos costumes, políticas e manias adotados pela firma. Já o segundo, está ligado à percepção da mesma pelo ponto de vista dos trabalhadores. Todo esse cenário se relaciona diretamente com a pergunta: como se destacar dentro da empresa?

Rafael Jaworski, Diretor de RH da Pormade Portas, orienta: "é fundamental estar antenado às dinâmicas do estabelecimento e ligado aos objetivos dela. Assim, você pode direcionar sua atuação para o alcance das metas". Dessa forma, o seu trabalho ganha mais relevância e fazendo a diferença você se distingue dos outros.

Entretanto, nos dias de hoje, até mesmo as vagas para nível júnior estão exigindo uma série de habilidades dos candidatos. Desde competências técnicas (hard skills) até aqueles atributos mais pessoais, como determinação, otimismo e autoconhecimento (soft skills).

Funcionários com esses traços são notados com mais facilidade pelo chefe, alcançando posições de destaque rapidamente. A importância de se sobressair tem a ver, é claro, com a chance de ser promovido, receber reconhecimento e ganhar um salário maior.

Veja algumas dicas práticas listadas pelo blog Carreiras da Universidade Cruzeiro do Sul para ser notado e alcançar posições de destaque:

Mantenha-se atualizado

É muito frustrante para um líder ter um dos membros de seu grupo não acompanhando os demais. Por isso, é imprescindível manter-se atualizado e por dentro das novas tecnologias, processos e linguagens. Uma maneira inteligente de se aperfeiçoar são os cursos livres relacionados à sua área de atuação e também frequentando eventos corporativos do setor. Além disso, feiras, palestras e workshops são excelentes fontes de conhecimento sobre as tendências mais inovadoras do ramo.

Saiba escutar

Independentemente do porte da instituição, uma coisa é certa: você precisa ter muito cuidado com suas falas. Pronuncie somente no momento adequado e, sobretudo, saiba escutar! Essa é uma grande virtude ética e profissional. Portanto, dispense qualquer tipo de mentira, fofoca ou conversas paralelas pelos corredores.

Em suma, não fale demasiadamente. Seja discreto e não aja por impulso. Se em uma reunião você discordar de algo, sinta-se no direito de expressar sua opinião, mas tenha fundamento e zele por um diálogo amigável, seja com superiores ou colegas de setor. 

Seja proativo

A proatividade é um atributo indispensável para quem deseja se promover. Ser proativo é sobre tomar à frente das tarefas, chegando aos seus chefes com a solução, não com o problema. Antecipe as questões e não se intimide com os desafios.

Porém, atenção: não passe por cima de tudo e de todos para entregar um serviço antes mesmo de surgir a demanda. Estamos falando em resolver as pendências sem recorrer a outros departamentos, otimizando seus resultados com mais autonomia.

Foque nas tarefas

Não dá pra sair na frente se você for uma pessoa desorganizada. Treinar o foco e a concentração é o primeiro passo para gradativamente crescer. É claro, falhas e imprevistos vão acontecer, mas não fique se martirizando. Pelo contrário, visualize os erros como oportunidades para melhorar na próxima vez. Por fim, mantenha um cronograma de atividades e siga esse planejamento sem perder o ritmo.

Tendo uma postura otimista

Pessoas otimistas têm o poder de cativar os outros ao seu redor. Então, mesmo com obstáculos no caminho, tente não chegar ao serviço de mau humor. O pensamento positivo por si só já é capaz de transformar nossa mente e fazer vibrar uma energia mais leve.

Vá aos poucos treinando seu cérebro para tolerar as frustrações, os erros e os imprevistos. Isso é especialmente útil naqueles momentos de crise, nos quais é preciso uma dose extra de criatividade e perseverança para contornar as adversidades e começar a vislumbrar soluções.

Gostou do assunto? Assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete