Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Vivemos em um período de estímulos constantes e um consenso sobre tudo ser possível com dedicação e trabalho duro. No entanto, existe uma diferença em relação a ser persistente ou insistente, e ela pode influenciar entre o sucesso e o fracasso de qualquer projeto ou carreira.

O primeiro elemento é uma característica de quem não desiste fácil. Agir dessa forma significa se esforçar e focar nos objetivos, sem deixar-se abalar facilmente por críticas ou comentários negativos. O segundo, por outro lado, está ligado ao ato de "forçar a barra", ser enfadonho e teimoso.

Marcelo Gasparini, palestrante motivacional, exemplifica com o caso de um empreendedor: "o cara insistente dá murro em ponta de faca e não tem versatilidade no projeto, mas o persistente entende a hora de trocar o caminho e partir para outras possibilidades".

Sendo assim, você precisa ser uma pessoa perseverante para se dar bem. Dentre os maiores exemplos dessa atitude, temos Thomas Edison! Durante o processo de inventar a lâmpada ele fez milhares de experimentos. Questionado sobre suas derrotas, ele respondeu: "eu não fracassei, apenas descobri 10 mil maneiras não funcionais”. Repare, ele não tentou o mesmo método em todas as investidas.

Quando você encontra um obstáculo, seja no ofício ou vida pessoal, procura superá-lo como fez com outros ou reflete sobre o motivo daquela falha em específico e tenta com uma nova abordagem? Ser obstinado, no bom sentido, também está conectado à adaptabilidade, essas qualidades caminham lado a lado.

Encontre novas formas de fazer a mesma tarefa e melhorá-la. O mercado atual exige essa conduta de todos os trabalhadores no século XXI e entende como flexível, o indivíduo aberto às mais diferentes possibilidades. Além disso, ele deve ser resiliente, não transparecer insegurança e saber lidar com os problemas.

Para José Roberto Marques, fundador e diretor do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), quando um profissional se preocupa com isso e coloca tal premissa em prática, ele acaba se destacando no meio corporativo e garante, ainda, maior capacidade de inovação e desenvolvimento para a organização.

Veja algumas dicas da IBC para aprimorar sua flexibilidade e aliar cada uma delas com a persistência:

Desenvolva a resiliência

A resiliência é a habilidade de compreender as dificuldades e experiências negativas pelas quais passa, colhendo aprendizado em todas elas. Na prática, não se apegue às situações difíceis e tente obter crescimento perante as mesmas, alcançando mecanismos para transformá-las a seu favor.

Adote novas estratégias e ações

Qual atitude tomar quando algo não der certo durante a realização de alguma demanda? Muitos de nós acabamos insistindo em fazer as coisas sempre da mesma forma, pois acreditamos ter um único jeito certo. Porém, acabamos ignorando diversos cenários diferentes para resolver os problemas. Logo, nos contextos aparentemente impossíveis de solucionar, adote novas estratégias e ações para chegar a uma resposta.

Busque e saiba receber feedbacks

Quando procuramos saber a visão das pessoas sobre a maneira como desenvolvemos o nosso trabalho no dia a dia, temos a oportunidade de melhorar o desempenho. Este é um exercício poderoso, pois ajuda no processo de autoconhecimento e transformações positivas ao realizar nossas atividades.

Aprimore seus conhecimentos

A busca por novos conhecimentos sempre traz a oportunidade de enxergar o mundo com outros olhos e de expandir os horizontes. Assim, é importante explorar novos cursos, treinamentos, palestras e workshops. Outro mecanismo é a leitura! Seja livros, revistas, gibis, jornais, artigos na Internet como este ou diversos outros conteúdos, eficazes no aumento do seu repertório de atuação.

Evite a postura defensiva

Um dos principais defeitos de ser inflexível é estar sempre na defensiva, considerando as mudanças como prejudiciais. Portanto, quando você observar este tipo de atitude e comportamento, o ideal é evitá-lo, tentando ver o lado positivo da troca. Desse jeito, você estará se abrindo ao novo e colocando em prática modos produtivos, capazes de lhe ajudar a crescer.

Gostou do assunto? Assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete