Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Em um período de pandemia com tantas incertezas e estresse decorrente do isolamento social é preciso cuidar da saúde mental para se manter equilibrado e não tomar atitudes autodestrutivas, como pedir demissão. A insegurança de perder o emprego e o medo do desconhecido são normais, mas podem atrapalhar o seu dia a dia.

Rafael Jaworski, Diretor de RH da Pormade Portas, orienta: "uma das formas de permanecer firme é dar o melhor de si em qualquer situação".  O foco e concentração nas atividades ajudam a amenizar a preocupação e consequentemente mostra o seu esforço e colaboração com a organização.

É fundamental entender as necessidades e cumprir o seu papel ajudando a instituição a superar esse momento de fragilidade. Dessa forma, você consegue ocupar e direcionar a sua mente para determinados assuntos, além de garantir seu lugar como peça fundamental do negócio.

Inteligência emocional e resiliência

Esses dois termos são imprescindíveis para se ter em destaque hoje em dia. O primeiro, trata-se da capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. O segundo, é definido como a propriedade dos corpos em voltarem à sua forma original, depois de terem sofrido deformação ou choque.

O impacto da crise na vida da população é inegável. Segundo pesquisa do Nube, com mais de 24 mil respondentes: 49,26% tiveram aulas e também a busca por vagas prejudicadas, outros 29,50% citaram a perda de amigos, familiares e a falta de emprego como uma dificuldade. Em contrapartida, um estudo diferente com mais de 33 mil participações indicou grande parte das pessoas com esperança de melhora para esse novo ano.

De qualquer forma, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), antes da pandemia, o Brasil já era o país mais ansioso do mundo e, também, apresentava a maior incidência de depressão da América Latina, impactando cerca de 12 milhões de pessoas.

Durante a pandemia, a situação se agravou: um levantamento realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UEFJ) revelou um aumento de 90% nos casos de depressão. Já o número de pessoas com crises de ansiedade e sintomas de estresse agudo praticamente dobrou entre março e abril de 2020.

Em suma, existem diversos fatores nocivos para a saúde mental ao nosso redor, são notícias boas, ruins e uma constante montanha russa de acontecimentos. Veja cinco dicas para cuidar da saúde mental e emocional o ano todo, listados pela professora Rita Petrarca, do curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida no blog da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS):

 

 

  1. Tire um tempo para você

Em meio aos compromissos da rotina, é importante parar para respirar. Relaxe e separe um momento do seu dia para fazer algo prazeroso: assistir uma série, fazer uma caminhada, ler um bom livro, dançar.

  1. Busque o equilíbrio 

Tente manter uma organização na realização das tarefas de aula e trabalho, equilibrando as responsabilidades com as atividades de lazer e descanso. Utilizar plataformas de organização e métodos de gestão do tempo podem te ajudar. 

  1. Cuide do corpo 

Praticar atividades físicas ajuda na liberação de substâncias no organismo capazes de causar sensações de bem-estar, conforto e bom humor. Lembre-se de dormir bem para descansar o corpo e o cérebro, além de se hidratar e manter uma alimentação equilibrada. Antes de dormir, evite usar o celular e aparelhos eletrônicos para ter uma noite mais tranquila. 

  1. Mantenha boas relações 

Busque estar próximo de quem ama, como família e amigos, mesmo virtualmente em chamadas de vídeo ou chat. Os bons relacionamentos são fundamentais para a saúde e dar sentido à vida.

  1. Procure ajuda

Preste atenção em você. Se estiver com dificuldades em lidar com as suas emoções, com a realidade desse momento ou com frustrações, procure ajuda profissional. Existem diferentes alternativas de especialistas e serviços de psicologia para auxiliar a lidar com os momentos difíceis da vida. Lembre-se: é importante falar sobre saúde mental de janeiro a janeiro.

Se precisar, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo telefone 188 ou no chat do site.

Gostou do assunto? Coloque tudo em prática, assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete