Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O mercado de trabalho está altamente competitivo. Todos nós já sabemos. Se olhar para qualquer lado, é possível encontrar um concorrente para aquela vaga desejada. Quantas pessoas conhecidas já desistiram de seguir os seus sonhos porque a área escolhida está saturada? Provavelmente, muitos. De uns anos para cá, diversas mudanças ocorreram e continuam ocorrendo, aumentando, assim, a necessidade de preparação dos profissionais  e candidatos. Se você não quer correr o risco de ser deixado para trás, então precisa desenvolver estratégias para se destacar. Quer saber como? Assista a nossa TV Nube!

Há algumas décadas, se você perguntasse a alguém qual seria o caminho para iniciar a vida profissional, a resposta se resumiria a terminar o ensino médio e ingressar em uma faculdade, mas tudo mudou. Muitos jovens prestes a começarem uma graduação têm dúvidas sobre como proceder para alcançar uma carreira de sucesso devido à situação atual. Em nosso país, o desemprego atinge 13,9 milhões de brasileiros, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. O cenário se torna ainda mais disputado, pois a quantidade de vagas não atende à demanda de desempregados.

Como se destacar

Domínio e técnicas são fundamentais para garantir crescimento profissional e posições de maior prestígio, mas não são suficientes. Para isso, encontre um caminho para te levar por rotas fora da zona de conforto. As empresas têm valorizado quem tem atitude, características e competências correlatas à produtividade e à alta performance. Ou seja, quem está disposto a ultrapassar os seus próprios limites, enfrentar suas crenças e se engajar com a missão e a cultura da companhia. "Elas querem saber quem você é, mas, principalmente, entender como você pode ajudá-las a resolver os problemas", afirma Gonçalves. Aperfeiçoar seu currículo, estar antenado nas transformações do mundo e não perder a oportunidade de desenvolver soft e hard skills, são ótimos propósitos para se tornar evidente.

Cuide do seu marketing pessoal

Como personal branding, Higor ressalta a importância de cuidar da sua própria imagem. Você sabe transmitir coisas boas? As pessoas enxergam suas qualidades? Além de ser visto e lembrado por todos, essas lembranças precisam valorizar seu melhor. "Liste todos os seus diferenciais, comportamento, conhecimento, expertise e a forma como você ajuda a solucionar problemas".

Vamos colocar tudo isso em prática? Fizemos uma lista para te ajudar.

 

  1. Estabeleça metas

Comece estabelecendo metas. Elas funcionarão como um “farol” para te guiar até onde você quer chegar. Então, escolha sua faculdade, pesquise os estágios, veja o salário, ou então se deseja ser autônomo, veja qual é a melhor área para se desenvolver, etc.

  1. Invista em qualificação profissional

Para concretizá-las, é importante também investir em qualificação profissional. A melhor forma de obtê-la é, sem dúvidas, por meio de uma formação contínua.

  1. Explore novas formas de atuação

Durante as suas experiências profissionais, procure não exercer apenas as mesmas funções, muito menos trabalhar sempre no mesmo local. Por exemplo, se você é advogado em Direito Empresarial, não passe anos da sua carreira assumindo casos parecidos e exercendo a profissão dentro de escritórios de advocacia. Esse é um erro comum e faz as pessoas não se desafiarem.

  1. Seja comunicativo

Não confunda comunicação com ter boa oratória. Na verdade, trata-se de se colocar à disposição para dar e receber feedbacks a subordinados e superiores, influenciar de forma positiva equipes de colaboradores, saber defender as causas e os compromissos da companhia e ter jogo de cintura para negociar questões contratuais, financeiras e legais.

  1. Faça networking

Participe de eventos empresariais e acadêmicos e faça networking. Essas ocasiões são ótimas oportunidades para estreitar laços com colegas, aproximar-se de potenciais parceiros, conhecer profissionais influentes no ramo, entre outras vantagens.

"Somente fazendo isso, de maneira estratégica e eficiente, você vai conseguir conquistar todos os seus sonhos e projetos de vida e carreira", conclui Gonçalves. Saber como se destacar no mercado de trabalho é fundamental para concentrar os seus esforços e trazer retorno ao longo da sua jornada profissional. Isso garantirá um futuro não estagnado e novos patamares.

Gostou da nossa matéria e quer mais dicas? Assista a este vídeo Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe

Enquete