Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Uma pergunta muito comum no mercado, principalmente, em meio aos estagiários, é “como se tornar um líder?”. Se preparar para conquistar essa posição exige uma série de desafios e estímulos, principalmente diante de mercados competitivos, nos quais muitos pontos devem estar ajustados para a obtenção do sucesso.

O primeiro ponto é a paixão

A liderança tem um papel fundamental para a efetividade das ações definidas pelas empresas, focando em treinamentos e transformações. De acordo com a pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 90% das companhias consultadas fizeram mudanças em relação aos funcionários e 75% aprimoraram a gestão durante a crise do Covid-19.

Para a psicóloga e mentora em Inteligência Emocional, Fabricia Gomes, de Belo Horizonte (MG), não existe mais espaço para a gestão, comando e controle: manda quem pode, obedece quem tem juízo. “A característica mais importante para ser um dirigente, é ser humano, gostar de pessoas, de se relacionar, de ouvir e de estar próximo. Em especial, no cenário atual, no qual os “cabeças” vão cada vez mais gerir a distância”, explica.

Segundo pesquisa do próprio Nube, ser um líder é saber motivar a sua equipe (67,12%). Bem como tomar as melhores decisões (14,38%), ter paciência para lidar com as pessoas (9,39%) e ser ágil na resolução de problemas (8,19%).

Influenciar é o oposto de controlar

De acordo com o mentor e palestrante, Edson Saggiorato, para conquistar a “chefia” e fazer isso bem, existem três características essenciais: “empatia, vivência/experiência e ser estrategista. Partindo deste pressuposto, ao desejar e encontrar um bom treinador, se esforçar em se desenvolver nessa habilidade, qualquer pessoa pode se transformar em um líder admirável”.

Atualmente, muitos têm pressa em exercer imediatamente a função de comando e, nesse momento, já ocorre um primeiro erro: um influenciador não é imposto, mas conquista seu espaço junto aos liderados.

O sucesso depende do êxito dos outros e os verdadeiros mentores já entenderam isso. Bem como, devem aprender a delegar e não concentrar tudo em suas mãos. Esses atributos farão de você um “comandante” e do seu negócio uma organização preparada para enfrentar desafios.

Para a gerente de RH da MAC Barbosa, Márcia Betanho, de Campinas (SP), a capacitação é o melhor caminho para se tornar um grande influenciador. “Sempre gostei de ouvir e de comunicar, então, fui buscar um aperfeiçoamento na pós-graduação e fazendo um MBA em Recursos Humanos. Bem como buscando entender um pouco mais do meu trabalho. Isso foi me fortalecendo profissionalmente e foi fundamental para o meu sucesso”, analisa.

Portanto, não existe mais espaço para um ditador ou para quem apenas cria regras sem acreditar na sua necessidade ou mesmo cumpri-las. Um líder inspirador busca desenvolver uma cultura de trabalho positiva, pautada pela empatia, respeito e propósito da organização como objetivo final.

Outra incoerência é acreditar em um caminho comum, aquele trivial. Isso é a famosa política da boa vizinhança. Na realidade, estar à frente de seres humanos, muitas vezes, é ser contestado em suas decisões, mas saber a extrema importância delas para chegar aos objetivos finais.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Assista também a nova matéria do programa “Conexão Ilimitada”, da TV Nube!

Você sonha ser um líder? O que está fazendo para conquistar esse sonho? Conte com a gente!

Compartilhe

Enquete