Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O mercado de trabalho está em constante transformação. Com o passar dos anos, muitas funções devem ser substituídas por novas formas de labor. Além disso, com os impactos da pandemia, essas mudanças de realidade podem ser ainda maiores e mais expressivas para o futuro.
                                                                                         
Quais são as tendências?
                                                                                         
De acordo com o Professor Marcelo Dias, coordenador do curso de data science na Eseg, algumas profissões serão tendência a partir de agora, como as relacionadas ao e-commerce e as ligadas à tecnologia de dados. “Incluindo também os profissionais de RH, com uma característica diferente, pois os talentos podem estar em lugares distantes”, comenta.
                                                                                         
Os cenários ainda vão mudar
                                                                                         
De acordo com o relatório “Jobs of Tomorrow: Mapping Opportunity in the New Economy'', promovido pelo Fórum Econômico Mundial, até 2022 devem ser criados mais de 6 milhões de empregos novos. Dessa maneira, os profissionais precisam se preparar para o aumento da demanda por habilidades tecnológicas e comportamentais.
                                                                                         
O que é preciso para se destacar?
                                                                                         
Para Thaisa Fakhouri, especialista em recrutamento e seleção, ser líder de si mesmo é uma estratégia fundamental para fazer um autogerenciamento da trajetória e conseguir se manter relevante no futuro. “Inclusive, as habilidades comportamentais mais valorizadas agora são resiliência e flexibilidade”, destaca.
                                                                                         
Fique atento às realidades
                                                                                         
É preciso também, de acordo com a especialista, ter inteligência emocional para lidar com as adversidades e as mudanças rápidas. “Como as operações estão sendo em grande parte mediadas pela tecnologia, a capacidade de ouvir e de se conectar emocionalmente com as pessoas ganhará ainda mais importância”, complementa.
                                                                                         
Soft skills
                                                                                         
De fato, as soft skills, mesmo na previsão de um mercado cada vez mais voltado à revolução digital, desempenham um papel imprescindível. A pesquisa “O Futuro do Trabalho”, realizada pelo LinkedIn em conjunto com a empresa WGSN, mostra como empatia, criatividade e espírito empreendedor são algumas das capacidades em destaque a serem desenvolvidas.

Quem atua na área

Bruno Morais é desenvolvedor web na Devonline Soluções para Web e conta como, nesse ramo, encontrou uma oportunidade compatível com o seu perfil. “Foi a chance de ter novos conhecimentos e, principalmente, de poder trabalhar da maneira como consigo”, compartilha.

Nesse sentido, ele encontrou nessa área um meio de possibilitar o contato com diversas empresas e clientes e ainda indica esse tipo de colocação como uma sugestão para quem está de olho no futuro. “Se você precisa de diferentes tipos de trabalho, a tecnologia é uma das melhores respostas para isso”, conclui.

Por isso, vale a pena ficar de olho nas mudanças e atualizar as suas habilidades. Qual o futuro do mercado de trabalho?

Compartilhe