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Diante da pandemia da Covid-19, os profissionais precisaram se adequar ao trabalho dentro de seus lares. Enquanto isso, as empresas sem costume com a prática tiveram de criar estratégias de gestão a distância. Como ter sucesso nessa nova dinâmica corporativa?

A urgência em realizar o distanciamento social pegou muitas corporações de surpresa. Contudo, após quase um ano da situação, nota-se uma adaptação das organizações e contratados. “Aprendemos muito nesse processo, seja a nos comunicar, dar velocidade e foco às nossas demandas, fazer perguntas para resolver as coisas e, também, nos orientamos a resultados. Isso gerou uma resposta com mais velocidade, produtividade e qualidade”, comenta Rosa Bernhoeft: especialista em liderança e gestão de altos executivos, CEO da Alba Consultoria.

Crescimento do formato

De acordo com pesquisa da Infobase, o teletrabalho deve crescer 30% após a crise do coronavírus. Portanto, é indispensável treinar a liderança nesse formato de administração de equipes. Afinal, na realidade do ofício em casa, é necessário exercer uma relação de confiança nas entregas do time e evitar a microgestão.

“O mais importante é a companhia realmente ouvir seus colaboradores e entender a experiência como um todo: quais ações deram certo e quais precisam ser melhoradas. Além disso, compreender qual tipo de suporte pode dar para ajudar a construir essa realidade mais remota. Tanto o auxílio psicológico para os funcionários se adequarem ao novo formato, quanto em relação aos sistemas e ferramentas necessárias para favorecer o trabalho a distância”, analisa Erica Castelo: headhunter internacional e especialista em encontrar talentos para organizações multinacionais.

Estratégias

Diante da continuidade do formato e de novos colaboradores sendo contratados já para iniciar no home office, quem ainda não organizou a situação deve se atentar. É fundamental deixar as regras do jogo bem estabelecidas, como prazos e horários, a fim de poder medir produtividade e resultados necessários de acordo com o planejamento estratégico. Afinal ,as corporações não param e entregas devem ser feitas, então, ter uma boa supervisão e direcionamento é essencial. 

“A estratégia adotada para gerir os times a distância foi ter reuniões semanais de pontos de controle entre líderes e operação de cada um dos setores e, por meio desses encontros, definir as metas a serem alcançadas. Antes, trabalhávamos com objetivos mensais, mas na pandemia eles passaram a ser estabelecidos por semana”, conta Fábio Ordones, CEO do Grupo Metropolitano, em Uberlândia (MG).

Ferramentas

Hoje, há muitas ferramentas disponíveis para auxiliar no processo. O Trello, ClickUp e Hibox, por exemplo, servem para organizar e monitorar o andamento das demandas de cada membro do time. Além disso, utilizar vídeo chamadas individuais e em grupo auxiliam na motivação e alinhamento de atividades. 

A dica para os funcionários é tentar manter aspectos da rotina, para garantir a consciência profissional. Ou seja, acordar em um horário próximo ao normal, manter os hábitos de higiene e não passar o dia de pijamas, pois essa vestimenta pode trazer a sensação de se estar em casa para descansar e não para trabalhar. Evite também ficar perto de televisores, camas e sofás, pois eles podem acabar atraindo a sua atenção.

Usando a tecnologia como aliada e ouvindo as demandas dos colaboradores, é possível se adaptar ao novo normal. Se interessou? Então, assista o novo vídeo da TV Nube! Além disso, para ver mais dicas como essa, continue acompanhando as atualizações aqui do blog

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