Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Escolher uma empresa para trabalhar é como um casamento. Você até pode trocar alianças com uma pessoa por gostar dela e estar apaixonado, pois aparentemente, vocês se dão bem e têm interesses parecidos. No dia a dia, no entanto, pode ser uma grande surpresa. A convivência mostrará algo totalmente diferente. A pessoa escolhida não tem nada a ver com você e percebe ter entrado em uma fria. Entenda melhor na TV Nube!

Na vida profissional, o risco é o mesmo. Se você focar apenas no fato de ser uma corporação com um bom nome na praça e nas bonificações oferecidas, o arrependimento pode chegar bem rápido. Por isso, antes de aceitar uma proposta ou se empenhar demais em um processo seletivo, é preciso descobrir se existe compatibilidade entre você e o novo emprego. 

O jornalista e personal branding, Higor Gonçalves, reforça a importância do planejamento da carreira até mesmo para iniciar sua trajetória à procura de um trabalho. "A determinação do público alvo é uma das etapas mais importantes de um sólido planejamento de marketing". Portanto, identificar se seus valores e princípios se adequam ao seu objetivo são determinantes, como por exemplo, missão, visão e cultura interna. 

Como podemos descobrir isso? Siga estes passos:

  • Pesquise.

 Para o bem ou para o mal, selecione quais são as organizações desejadas e procure saber exatamente quem são. Acesse o site oficial, a página "Trabalhe Conosco", redes sociais, etc. 

  • Negócio e produtos.

 Tenha certeza se o serviço oferecido tem a ver com você e com seu perfil.

  • Relacionamento com os clientes.

 Saiba como a marca é vista no mercado e como se relaciona com seus consumidores. Busque em sites de reclamações.

  • Ramo e parcerias.

Gonçalves explica, "Você quer trabalhar em um tipo muito específico de empresa atuando em um mercado muito restrito? Eu sugiro fazer uma lista das mais desejadas". Defina exatamente com quais coisas deseja trabalhar e explore os contatos próximos à instituição e seus contribuidores. 

  • Benefícios

 Conheça tanto os benefícios funcionais quanto os emocionais. Saiba qual é o salário, se há possibilidade de crescimento, plano de saúde, vale-refeição, vale-transporte, dress code, qual o tipo de ambiente, bolsa de cursos, desconto em produtos, treinamentos, etc.

Analisar todos esses detalhes e apresentá-los durante sua entrevista, será um ponto positivo e fará brilhar os olhos de quem te avalia. Outra parte importante dessa seleção é escolher uma vaga alinhada a sua capacidade e bom posicionamento. Se você decidir por algo abaixo do seu nível, provavelmente o recrutador terá receio de ver essa oportunidade apenas como um “tapa-buraco” e irá largá-la quando encontrar algo melhor.

Um profissional nessa situação pode dar a impressão de querer um cargo inferior apenas para pagar suas dívidas e não está suficientemente envolvido com a posição. Por isso, acaba perdendo para concorrentes menos qualificados.

O "candidato perfeito" é a busca frequente de atuantes no setor de recursos humanos. Logo, a vontade de vencer e de fazer um negócio dar certo é um dos primeiros itens a serem observados para escolher alguém adequado. Por isso, ter o desejo de exercer tarefas no máximo de sua capacidade e de se engajar são meio caminho andado para demonstrar ser alguém de confiança e capaz de gerar bons resultados.

Sendo assim, seja claro com suas metas e perspectivas. Entenda seus próprios motivos. É o primeiro passo para convencer quem te observa. Goncalves, garante: "no momento da entrevista, é fundamental divulgar a mensagem correta, ou seja,  a qual diz ser a pessoa ideal para aquela vaga, para aquela oportunidade em questão".

Gostou da nossa matéria e quer mais dicas? Assista a este vídeo Minuto Carreira, da TV Nube!

Compartilhe