Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

As organizações se preocupam constantemente em obter pessoas capacitadas para fazerem parte do time. Afinal, são essas a apresentar os melhores resultados. Logo, uma das estratégias para adquiri-las é formar novos profissionais por meio do programa jovem aprendiz. No entanto, existem instituições com muitas dúvidas sobre o programa e como fazer parte dele. Por isso, na matéria de hoje, vamos esclarecer os principais pontos e vantagens. Confira na TV Nube!

Amparado pela Lei 10.097, datada de 19 de dezembro de 2000, seu propósito é incluir socialmente os jovens por meio da qualificação. Pode participar quem tem entre 14 e 24 anos. O objetivo é inserir esse público no mercado de trabalho, pois muitas vezes acaba sendo o primeiro emprego.

A gerente comercial do Nube, Darlene Carvalho orienta: "o aprendiz é uma modalidade da CLT onde alia ao exercício da atividade prática à formação correspondente à área de atuação. A empresa investe na capacitação de um jovem em situação de vulnerabilidade social e ainda garante a formação e o aproveitamento de futuros colaboradores para a sua organização".

"A empresa, a fim de contratar aprendizes, deve procurar por uma entidade capacitadora devidamente cadastrada no Ministério da Economia e CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente", acrescenta Darlene. De acordo com a lei, as empresas de médio e grande porte devem contratar em seu quadro de empregados entre 5% a 15% de aprendizes. Além disso, a legislação exige um responsável interno para acompanhar e orientar esse novo talento para executar o seu ofício corretamente.

O contrato não pode ultrapassar o prazo de 2 anos. A companhia ainda deve se responsabilizar por assinar a carteira de trabalho dele, garantindo os mesmos direitos de outros funcionários, como 13º salário, férias etc.

Dar a oportunidade de atuar no mundo corporativo é muito bem visto pelo mercado. Quem adota essa atitude está ajudando o indivíduo a aprender a dar valor ao dinheiro, investir em seus sonhos, mas também a ampliar as suas habilidades interpessoais e impulsionar futuros prodígios, desenvolvendo assim os colaboradores.

"No entanto, as vantagens não ficam restritas aos candidatos. As empresas têm muito a ganhar", explica Darlene. Pensando nisso, os tópicos a seguir são voltados para os benefícios corporativos advindos da adoção da modalidade. Acompanhe!

  1. Ter um diferencial no mercado

Demonstrar preocupação com o futuro da mão de obra e qualificação para a melhora do mercado no país será um destaque. Consequentemente, isso tem um reflexo positivo na imagem da marca.

  1. Moldar os subordinados de acordo com as estratégias empresariais

Normalmente, os aprendizes são indivíduos com pouca ou nenhuma experiência. Sendo assim, quem os contratar terá uma oportunidade única: a de treiná-los de acordo com as demandas do seu negócio. Isso reflete em maior produtividade para a equipe, principalmente por conseguir padronizar suas atividades.

  1. Ter mais criatividade e inovação

É fundamental manter a visão e os valores de uma corporação, mas será visível o ganho ao empregar pessoas com novas ideias e com energia para impulsionar a produtividade.

  1. Obter incentivos fiscais

Uma das maiores vantagens de adotar o programa aprendiz para a sua entidade é a obtenção de incentivos fiscais por parte dos órgão públicos. Por exemplo, ela irá pagar apenas 2% de FGTS, será dispensada do aviso prévio remunerado e não é obrigada a pagar multa rescisória nesse caso.

E então, gostou da matéria? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Não deixe de assistir ao Minuto Carreira!

Compartilhe

Enquete