Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O momento de escolher uma profissão é uma das fases mais difíceis para os jovens. A decisão vai impactar toda a sua vida ou, pelo menos, os próximos anos. Segundo pesquisas, a maioria dos alunos tem dificuldade para escolher uma profissão: conflitos, indecisão, falta de orientação adequada, falta de autoconhecimento podem ser alguns dos motivos. 

Esse é um bom momento?

Em meio à pandemia e muita incerteza sobre o futuro, esse é um bom momento para o jovem decidir qual profissão seguir? Segundo a CEO do Método PertenSer e especialista em gestão de carreira e educação, Telma Abreu: “o momento ideal para o jovem decidir qual carreira seguir, é quando ele toma consciência das etapas desse processo. Em primeiro lugar, é preciso conhecer um pouco mais sobre você mesmo, quais são os seus talentos, seu conceito de sucesso, o brilho nos olhos e suas limitações. É construir um pouco esse mundo internamente. Já o outro aspecto, é buscar conhecimento sobre o mercado de trabalho, entender quais foram as transformações. É muito importante pesquisar profissionais da área e compreender mais sobre esse atual cenário”, explica. 

Entenda mais sobre você

Para te auxiliar nesse momento, a especialista orienta buscar ajuda de talentos especializados. “Além disso, saber tomar suas decisões, para isso, quanto mais seguro você estiver, melhor. De acordo com um estudo, a cada cinco jovens, apenas um sabe seus objetivos, gerando uma certa ansiedade. Porém, entenda: suas escolhas podem ser alteradas e modificadas. Atualmente, temos várias opções para desenvolver. É importante ter um grau de maturidade para enxergar também as influências externas”, explica. 

Quais são as influências?

Influências essas apontadas por uma pesquisa realizada pela Revista de Graduação da USP. De acordo com o estudo, os fatores mais importantes na escolha da carreira são o apreço pela área, o piso salarial e a afinidade com disciplinas do ensino médio relacionadas. 

Para a psicóloga Aline Saramago, a motivação dos estudantes deve ser individual: “cada um tem valores específicos. Por exemplo, enquanto eu posso privilegiar a minha liberdade e portanto a carreira de autônoma é o meu caminho, outras pessoas podem priorizar a segurança. É importante ter esse autoconhecimento e buscar nossas próprias escolhas”, orienta. 

Seja protagonista    

Diante de tantas transformações, a especialista aconselha perceber quais matérias gostam e se aprofundem: “muitos portais podem não ter a especificidade das carreiras, mas aconselho você buscar nesses sites quando se encontrar extremamente perdido”, comenta. Além disso, para ela, as pressões dos pais e das escolas podem ser válidas, no entanto, é essencial se afirmar como indivíduo. “Diga, obrigada por isso, mas acredito no meu caminho. Meu coração bate para tal coisa ou sinto realização em tal atividade, ou seja, se coloque. Se você for muito passível, você pode acabar não sendo o protagonista da sua  vida”, destaca. 

A estudante Márcia Dantas, por exemplo, estava indecisa sobre qual caminho seguir. Para isso contou com outras experiências para a tomada de decisão. “Antes de qualquer coisa, faça um teste vocacional. Assim você encontrará uma área na qual se enxerga”, comenta. Acrescenta ainda: “pesquise muito", afirma a aluna.          

Está em dúvidas de como fazer essa escolha? Dê um play e veja mais dicas no “Conexão Ilimitada”, da TV Nube.                                                                                                    

Compartilhe

Enquete