Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Você já se perguntou como pode mudar o mundo ou a si mesmo? Qual tipo de profissional quer ser? Reconhece e sabe dar o seu devido valor? Esses são pensamentos recorrentes de uma mente em busca de um futuro promissor. Alinhado a isso, você sabe a importância de ter um propósito na carreira? Acompanhe a nossa matéria!

Primeiramente, vamos entender o significado da palavra "propósito". Quer dizer a intenção de alcançar um objetivo, intenção, plano ou meta. De acordo com o educador, escritor e filósofo, Mário Sérgio Cortella: “viver com propósito possui a perfeita compreensão das razões pelas quais faço e não faço algo.”

Atualmente, presenciamos nas novas gerações um crescimento considerável para encontrar um plano de vida. Como já falamos antes na TV Nube, a tecnologia nos trouxe um olhar diferente acerca das possibilidades de atuação e existência. Por meio das redes sociais, por exemplo, é possível descobrir pessoas fazendo coisas jamais vistas antes. Permitindo novos espaços de performance. 

Segundo uma pesquisa feita pelo projeto Walk and Talks, 40% dos jovens disseram obter sua maior fonte de motivação ao traçarem seus planos, mas como fazer isso? Não existe uma fórmula única para algo tão pessoal. Ele pode surgir por eliminação, por certezas desde cedo, inspiração ou influência de alguém importante. De qualquer maneira, questionamentos são necessários para esse processo de descoberta.

Qual o sentido de viver para trabalhar? Por que dedicaremos pelo menos ⅓ do nosso dia para uma atividade sem sentido? A palestrante, empresária e escritora, Leila Navarro, nos explica: "é algo de dentro para fora". Um ressoar interior transformado em ofício para gerar sustento. Para se adquirir sucesso, é preciso ter cautela. "Não tente escolher a empresa logo de primeira ou porque viu alguém fazendo isso, logo será possível para você. Não."

Para chegar a uma resposta satisfatória a todas essas perguntas é preciso sair de sua zona de conforto e estar disposto a realmente entender suas motivações. Feito isso, você vai começar a compreender melhor os benefícios de ter uma finalidade em mente.

Se você já possui um trabalho, acompanhe os líderes de sua empresa e procure assimilar seus objetivos, pois eles irão te guiar e desenvolver seus talentos alinhados à cultura e visão da organização. Será uma excelente ferramenta de engajamento e motivação. Porém, se esse não for o seu caso, Leila aconselha fazer alguns questionamentos levando em conta sua vocação e aptidão: "quais são os meus gostos? Quais são minhas habilidades? As pessoas pagariam por isso? Em qual área eu vou adquirir crescimento e desenvolvimento?" 

O propósito pessoal funciona como um pilar da vida. É ele quem te impulsiona. Por isso, identificá-lo com clareza te ajudará a não desistir e agir de forma confiante e dedicada. Se houver algum momento de desvio pelo caminho, saberá como voltar. 

Você será muito mais feliz atuando numa instituição compatível com suas crenças. Logo, gastará mais energia em uma tarefa realmente fundamental. Seus planejamentos do dia a dia terão mais prazer e satisfação, podendo focar em outros aspectos da sua vida sem deixar o trabalho tomar um espaço não reservado a ele.

Ter um propósito é essencial para compreender suas motivações, desejos e para ficar mais simples e prazeroso atingir seus objetivos. Pessoas com expectativas claras – de vida e carreira – são capazes de ter mais foco e conseguem caminhar de forma mais direcionada, mesmo obtendo dificuldades. Você vai ver como isso pode fazer toda a diferença!

Quer saber um pouco mais? Assista ao vídeo do Minuto Carreira!

Compartilhe

Enquete