Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A engenharia civil é o ramo da engenharia capaz de planejar, projetar, executar e fazer a gestão de obras e empreendimentos. Ela transforma e adapta a natureza, com o objetivo de otimizar a qualidade de vida das pessoas. Dessa forma, esta área dedica-se à criação de edifícios, pontes, túneis, usinas geradoras de energia, indústrias e inúmeros outros tipos de estruturas. Para isso, utiliza as ciências, a matemática, ferramentas e tecnologias, levando em conta os contextos social, econômico e ambiental. Saiba mais nesta matéria da TV Nube!

O perfil do profissional

Portanto, a formação de um engenheiro civil está fortemente ligada às ciências exatas. Contudo, um bom profissional deve conter muitos outros atributos, principalmente habilidades em comunicação e de análise racional dos fatos, além de seguir um código de ética, em virtude de suas obras influenciarem significativamente em todos os segmentos da sociedade. 

A expansão da área

Dada a vasta abrangência, a engenharia civil divide-se em vários campos específicos, desde geotecnia, mapeamento, até transportes, dentre muitas outras. O profissional acompanha todas as etapas de uma construção, analisa as condições do solo, estuda a insolação e a ventilação do local. Bem como, especifica as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento e define o material a ser usado, além dos tipos de fundação e os acabamentos. 

Qual a diferença entre arquitetura e urbanismo e engenharia civil?

Os dois trabalham no levantamento de casas, prédios, edifícios comerciais e obras públicas. No entanto, atuam de formas diferentes. Porém, o engenheiro lida com questões técnicas, como os cálculos estruturais, resistência dos materiais, executa as obras, faz planejamento elétrico e hidráulico, sendo responsável pela análise de solo, definição do tipo de fundação e pelo cálculo do tamanho de colunas, vigas e lajes. No curso de Engenharia Civil,  a formação é mais forte em matemática e física.

Já o arquiteto tem um preparo mais humanístico, capacitando-o melhor para apresentar soluções estéticas e de funcionalidade dos lugares. Tradicionalmente, o arquiteto faz o estudo da utilização do espaço, como o tamanho de cada ambiente, a posição de portas e janelas, a localização dos pontos de iluminação, etc. A grade curricular também apresenta diferenças. Na arquitetura, você terá uma ênfase maior em artes e humanidades, mas sem desprezar os conhecimentos ligados à engenharia civil.

Tempo de estudos

Você pode ingressar na carreira com um curso tecnólogo, com duração de três a quatro anos focado em edificações. Já o nível superior, é em torno de cinco anos. O salário também varia: o do engenheiro com bacharelado atinge valores altos, pois suas responsabilidades e demandas são maiores. 

Especializações 

Por ter muitas ramificações, é possível se especializar em diferentes áreas. Há faculdades oferecendo mais disciplinas de administração, gestão e tudo vinculado ao ramo empresarial. Já outras, dão ênfases em estruturas metálicas, mobilidade e transportes ou foco em ambiental. Por fim, você pode escolher uma universidade mais voltada à Engenharia Civil Aeronáutica. O importante é estar atento aos detalhes de onde irá estudar.

Existe uma gama grande e interessante para essa carreira.

  • Construção urbana: projetar e reformar casas e prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos. 
  • Infraestrutura e transporte: preparar e realizar obras como rodovias, ferrovias, portos, metrôs, túneis e viadutos.
  • Elétrica básica: planejar o circuito elétrico básico de uma obra ainda em projeto, ou até solucionar alguns problemas já existentes.

Entre outros.

Mercado de Trabalho 

Por sofrer tantas oscilações na economia, a construção civil é usada como indicador de crescimento ou retração de um país. Além disso, o setor de saneamento necessita constantemente de especialistas. A geração de energia, também fundamental para o país, exige obras civis e, consequentemente, engenheiros com essa formação. Uma parte desses graduados ainda é absorvida pelo mercado financeiro, atuando em bancos e administradoras de fundos. Para desempenhar a função, você precisa também se regulamentar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

Conte com o Nube para o seu estágio e fique atento às vagas de Engenharia Civil!

Compartilhe