Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Mesmo em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus, empresas e entidades de todos os setores têm se preparado para a retomada da economia. Justamente por isso, essas instituições buscam contratar verdadeiros talentos para enfrentar os desafios de 2021. Veja um exemplo disso nesta edição do Conexão Ilimitada!
                                                                           
Cenário incerto
                                                                           
De acordo com a executiva do Nube, Larissa Espíndola, logo quando foi decretada a quarentena obrigatória, muitas organizações suspenderam seus processos de contratação. “O cenário ainda estava muito incerto, afinal, foram criadas medidas provisórias as quais eram alteradas constantemente e vistas como novidade para todo o mundo”, comenta.
                                                                           
Muitos processos foram pausados
                                                                           
Justamente nesse contexto, as companhias optaram por não abrir ou dar continuidade em processos seletivos e isso impactou aprendizes e estagiários. “Inclusive, muitas organizações tiveram um desafio ainda maior de manter o quadro de colaboradores nesse intervalo”, continua.

Cenário têm sido mais animador agora

Porém, nos últimos meses, as estatísticas têm se mostrado mais promissoras e várias colocações vão sendo disponibilizadas para quem está à procura. “Hoje já vemos uma melhora significativa do mercado e a previsão é ter um 2021 ainda melhor”, conclui a executiva.

Desemprego durante 2020

O desemprego foi uma das grandes e crescentes preocupações advindas desse período de instabilidade, junto do número de casos confirmados e mortes por conta do vírus. A taxa geral de desocupação, segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 13,3%.

Parcela mais afetada é de jovens

Entretanto, quem mais sofre com a falta de oportunidades é o público mais novo. Para a parcela da população entre 18 e 24 anos, são 29,7% desempregados. Justamente por isso, diversos incentivos já foram criados para estimular a admissão dos adolescentes e novos adultos dentro das companhias. Dentre os programas de destaque, está o de jovem aprendiz.

Quem acredita no potencial dos mais novos

A Cury Construtora é um exemplo de quem investe nos times até na instabilidade: no dia 1º de Outubro, a companhia promoveu um evento para integrar os novos aprendizes, recentemente admitidos.

Para Daniela Lima, gerente de RH da corporação, além do recrutamento digital para essas vagas, o qual foi um desafio para a área de recursos humanos, houve uma preocupação em capacitar os gestores para recrutarem de maneira assertiva os recém-admitidos. “Agora, estamos na fase de fazer o processo de onboarding e integração dos talentos, também usando a tecnologia”, conta.

Quem conseguiu uma aprovação

Segundo um estudo realizado pelo Nube, mais de 94% dos jovens continuam buscando vagas em meio à pandemia. João Vitor é um exemplo de quem conseguiu uma colocação e conta quais vantagens tira com a experiência oferecida. “Na pandemia, estava em casa, fazendo vários cursos de TI - área pela qual me interesso - e vi a oportunidade aberta pela Cury e fiquei ansioso, louco para entrar. Fui bem recebido por todos e logo recebi a resposta de ter sido aprovado”, comemora.

O momento atual trouxe vários desafios, porém, aproveitar as oportunidades de aprendizado é fundamental para sobreviver em tempos incertos.

Gostou? Veja dicas para enfrentar o período de crise!

Compartilhe

Enquete