Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O mundo corporativo é extremamente competitivo e, ao adentrá-lo, é possível se deparar com diversas situações as quais desafiam nosso senso ético e moral. Portanto, possuir a capacidade de reflexão e resiliência sobre algo é imprescindível para evoluir não só na carreira, mas também como ser humano. Saiba mais nesta matéria!

O pensamento crítico é uma excelente habilidade para desenvolver a lógica e a razão. Essa capacidade pode, inclusive, ser considerada um diferencial em processos seletivos. Segundo Renata Aranega, co-fundadora da Ciclos, ela é muito usada para lidar com questões no trabalho: "ajuda a ponderar suas forças e fraquezas gerando soluções, alternativas e abordagens dos problemas". 

Pensar de maneira crítica exige a constante atitude de imparcialidade, como afastar crenças pessoais, por exemplo, para analisar um problema.  Ou então, colocar-se "do lado de fora" da situação para averiguar melhor. O Fórum Econômico Mundial de 2015, reconheceu o "pensamento crítico" como a quarta habilidade mais importante do profissional do futuro e em 2020, subiu para segundo lugar, tamanha é a importância dessa aptidão.

É importante lembrar: esse talento não tem a intenção de transmitir uma visão pessimista de algo nem apresentar uma tendência a apontar imperfeições. A empatia, por exemplo, é um conceito atrelado nesse tema, pois se trata da forma de compreensão dos sentimentos e emoções, experimentando de maneira racional e objetiva estar no lugar do outro. 

Também não pretende modificar a mentalidade dos indivíduos ou ocupar o lugar reservado à afetividade. Assim afirma Renata, "o seu propósito é impedir as tensões provocadas pela sociedade". Quem adota essa forma de pensar busca identificar e amenizar equívocos no cotidiano. "Ideias estruturadas, comunicação clara, saber fazer as perguntas certas, descobrir o erro por trás dos problemas e integrar as diferentes perspectivas, são os benefícios para quem exerce o pensamento crítico".

O princípio máximo deste conceito é questionar ou escutar e tentar chegar o mais próximo possível das informações objetivas, e com o mais alto grau de exatidão. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar a desenvolvê-lo.

Primeiro, pense em algo dito recentemente. Depois, faça a si mesmo as seguintes questões:

infográfico-14-01

Parece difícil ou trabalhoso, mas logo ele vira uma habilidade automática e aplicável no seu dia a dia. Você aprende a ler rapidamente o ambiente, entender o tom das pessoas e interpretar textos. Suas decisões serão melhores e terão mais chances de sucesso.

Gostou do assunto? Então, coloque tudo em prática, assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! 

Compartilhe

Enquete