Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Cada vez mais, a motivação dos trabalhadores tem ido além de fatores como boa remuneração. Nesse sentido, o RH humanizado surge como uma tendência capaz de expandir um olhar mais empático dentro das organizações. As vantagens derivadas desse tipo de abordagem são muitas e incluem: maior engajamento da equipe, aumento da retenção e atração de talentos, da produtividade e progresso na inovação da empresa.

Definindo o conceito de RH humanizado 

Para a Presidente da ABRH-RJ, Lucia Madeira, o RH humanizado tem o objetivo de enxergar o profissional de maneira integral. “Ou seja, como alguém com aspirações, limitações, com problemas e questões pessoais. Por isso, é essencial trabalhar valorizando as diferenças”, comenta.

O departamento de Recursos Humanos com esse tipo de abordagem deve, em primeiro lugar, tratar cada profissional como uma pessoa e não apenas como uma peça de engrenagem da corporação. Além disso, tem de buscar formas de mapear cada colaborador para, então, oferecer desde um ambiente favorável ao bem-estar e produtividade e até benefícios à vida pessoal e na carreira.

Segundo Nilo Sergio Guidelli, professor do curso de tecnologia em gestão de RH da Uninove e consultor em gestão de pessoas: “a área, hoje, não é uma apenas um espaço físico, com um time trabalhando para gerir um sistema apenas burocrático, mas, sim, uma proposta filosófica de como a organização deveria encarar o empregado e como ele tem valor no processo”, afirma.

Felicidade no ambiente de trabalho

Segundo o estudo, realizado pela Universidade norte-americana, Rutgers, 88% dos funcionários acreditam ser essencial a felicidade no trabalho aliada a uma atmosfera positiva na vida particular. Nesse sentido, o RH humanizado se torna importante. De acordo com pesquisa da Universidade da Califórnia, há uma alta de 37% nas vendas e três vezes mais criatividade de trabalhadores satisfeitos em seu ambiente de atuação. Para Patrícia Pacheco, diretora da ABRH-RJ: “o ofício, assim como ir à escola e o convívio social, é responsável pela ressocialização”, destaca a especialista. 

Como aplicar essa mudança em sua corporação?   

No entanto, você pode estar se questionando como implantar práticas humanizadas em seu negócio. Para isso, é importante seguir algumas dicas como desenvolver a liderança para o engajamento das equipes, comunicar a estratégia organizacional e promover programas de reconhecimento.

O head de pessoas na a55, Brian Ripper, orienta como as instituições podem inovar nesse sentido. “A primeira coisa é contratar pessoas atuantes na área de people. Ou seja, capazes de desenvolver o grupo. Não adianta contratar apenas quem tem habilidades extraordinárias e conhecimentos técnicos, é preciso saber ter senso de humanidade. É importante a ideia de dono e de membro”, ressalta.

Além disso, outra forma surge no estímulo de benefícios corporativos capazes de estimular diversas esferas na vida do colaborador. Ou seja, desde a parte física, psíquica e emocional até o aspecto social e financeiro. Antes de implementar ações nesse sentido, contudo, cabe ao RH humanizado fazer um estudo de seu quadro de funcionários para mapear as suas reais necessidades para, então, propor iniciativas alinhadas à cultura da empresa e com sentido para cada trabalhador.    

Por isso, quanto mais positivo for o RH do seu ambiente de trabalho, maiores são as chances de sucesso e de  construção de um time engajado. Quer saber mais sobre o assunto? Aperte o play e veja mais no novo Conexão Ilimitada!  

Compartilhe

Enquete