Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O trabalho é parte fundamental do ciclo da vida e do auto-sustento em um mundo capitalista. Por isso, desde cedo somos questionados sobre qual profissão gostaríamos de seguir quando adultos e se essa escolha nos faz felizes, pois a melhor combinação é unir o prazer com ganhar dinheiro, certo?

Para Irineu Toledo, Radialista, esse pensamento engana o profissional, pois passa a impressão de atuar sem desgastar-se, mas isso não passa de ilusão. Para ele é importante refletir sobre a necessidade para posteriormente se preocupar com os gostos pessoais. Em outras palavras, nem sempre iniciamos na posição almejada, mas precisamos garantir sucesso, prazer e aprendizado em todas as realizações anteriores.

Hoje em dia, há uma pressão enorme sobre o papel do trabalho em sua jornada. Já não é o bastante baixar a cabeça e executar, você deve amar seu ofício apaixonadamente. Precisa seguir seus sonhos e tentar "alcançar as estrelas". Contudo, essa ideia é realmente possível? Ou é uma besteira idealista criada para fazer você se sentir mais culpado, produzir mais e reclamar menos?

Segundo estudo realizado pelo Nube com mais de 18 mil respondentes, existe uma clara divisão entre os jovens sobre ser feliz ou não na ocupação/estágio. Sentem-se realizados  38,19% e 34,81% declaram não estar satisfeitos, porque estão fora do emprego dos sonhos.

Alguns especialistas defendem a ideia de encontrar o cargo perfeito. Mesmo a gestão de talentos da companhia pode influenciar nesse aspecto. Outros acreditam na liberdade como o fator dessa sensação e citam o home-office como um excelente modelo.

Bom, definir a resposta correta é impossível, mas uma coisa é certa, todo cidadão procura pela felicidade plena e um equilíbrio. Veja algumas dicas da Fundação Instituto de Administração (FIA) para ser mais feliz  e ter ganhos além do financeiro:

  1. Ajude a manter um bom ambiente

É primordial ter uma postura positiva com seus colegas e gestores. Seja cordial, não responda de forma atravessada, mantenha o respeito com os outros e não entre em fofocas e perseguições.

  1. Faça parte ou inicie atividades em grupo

Fazer atividades divertidas com quem você gosta é uma das coisas mais recompensadoras. Entretanto, muitos restringem isso à escola/faculdade e amigos/família. Todavia, não há porque ser diferente com quem você convive metade ou até mais de suas horas acordado.

Faça parte das atividades em grupo, sejam comemorações, almoços ou até eventos fora do escritório, como a prática de esportes e festas. Caso elas não existam, cheque o interesse e as crie. Ter um bom ambiente – sempre mantendo o respeito quando for a hora de colocar a mão na massa – é fundamental para a alcançar a felicidade.

  1. Peça feedback a seus superiores

O reconhecimento é importante e muitas vezes, por não saber a impressão de seus superiores, cresce a ansiedade e o efeito bola de neve atropela o seu desempenho e eficiência.

Caso você sinta falta de um feedback e não sabe se estão contentes com seus esforços, peça respeitosamente por uma avaliação. Com as informações recebidas, você terá argumentos para pedir um aumento ou aproveitar uma oportunidade de promoção.

  1. Exercícios físicos podem ajudar

Pode ser depois do expediente e ainda melhor se for antes: os exercícios físicos ajudam a manter sua saúde. O aumento na energia pode fazer você encarar sua jornada de forma mais efetiva e melhorar seu desempenho.

  1. Não esqueça a saúde mental

Relatos sobre Burnout (esgotamento) são cada vez mais frequentes, seja por pressões e exigências de longas horas ou até auto cobrança. Fique atento a sintomas como ansiedade, cansaço exagerado e falta de motivação e procure ajuda caso necessário.

  1. Planeje sua carreira

O plano de carreira é essencial, vide a mudança na relação entre empregado e corporação nas últimas décadas. Crie objetivos, invista em educação e busque alternativas, inclusive mudar para outra organização. Um dos grandes motivos para a infelicidade na vida profissional é se sentir estagnado e sem escapatórias.

Gostou do assunto? Coloque tudo em prática, assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete