Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Não é novidade alguma o crescimento da modalidade de ensino a distância, trazendo diversas vantagens como flexibilidade, autonomia, baixo custo e fácil acesso. Entretanto, nem todos estão preparados para enfrentar uma graduação ou mesmo cursos rápidos na Internet.

Para Ivan Correa, Diretor na Ibope Educação, disciplina e organização são fundamentais para ter sucesso no EAD. Além disso, ele também afirma a importância de ter um ambiente adequado para não se distrair e absorver todo aprendizado.

Segundo estudo realizado pelo Nube com mais de mil respondentes, a maioria dos jovens tem experiência com aulas on-line. Já realizaram cursos 63,28% e destacam a flexibilidade de horário e praticidade como benefícios. Outros 36,56% nunca se aventuraram, pois acham cansativo.

Desde 2017 era possível observar um grande crescimento no modelo. De acordo com pesquisa da Sagah, em 2019, o número de alunos matriculados em cursos a distância correspondia a 26% do total de estudantes no país, um grande aumento em relação aos anos anteriores.

De acordo com especialistas, a tendência era o EAD superar o número de alunos do do ensino presencial até 2023. Agora, com a pandemia, esse processo foi acelerado. Ainda não existem previsões exatas sobre o tamanho do crescimento após a crise, mas com certeza será surpreendentemente mais rápido.

Sendo assim, as pessoas precisam se adaptar ao formato e aceitar a nova realidade. Veja algumas dicas e vantagens dos cursos on-line do blog TechTudo:

  1. Bloquear outros conteúdos na Internet

Bloquear sites supérfluos é uma boa saída para garantir o ótimo rendimento. O Productivity Owl, por exemplo, é um complemento para Google Chrome capaz de ajudar com o desperdício de tempo na Internet enquanto você estuda.

Para utilizar a ferramenta, você deve indicar quais sites serão bloqueados e os utilizados para aprendizado. Caso tente abrir uma página proibida, um alerta surge para te levar às suas tarefas.

  1. Criar uma rotina com horários fixos e um planejamento semanal

Determinar uma rotina diária é muito importante para garantir um resultado satisfatório e, para ajudar nessa organização, você pode recorrer a ferramentas. Uma opção é o Aprovado (aprovadoapp.com.br), ele permite criar uma agenda própria, organizar as atividades em matérias e conteúdos, monitorar o desempenho, manter um histórico acadêmico e analisar graficamente a produtividade.

  1. Fazer uma lista de tarefas

Organizar uma lista com todos os compromissos como provas e trabalhos do dia ajudam muito e você pode aproveitar o aplicativo Any.do, para ajustar os afazeres. Trata-se de um gerenciador de tarefas e listas gratuito para Android, IOS e compatível com Chrome e Safari. Com interface intuitiva, o app é fácil de usar e permite adicionar novas notas por texto ou voz. Ao executar cada uma delas, o usuário pode riscá-la, como faria em um caderno, eliminando-a da lista.

  1. Separar um lugar da casa para os estudos

Escolher um lugar específico de sua casa melhora a formação e ainda otimiza os afazeres. Você vai precisar de um ambiente tranquilo com uma mesa ou escrivaninha, boa iluminação e cadeira confortável. Pode ser dentro do seu próprio quarto, caso sua residência não conte com um escritório. Vale lembrar: sala e cozinha devem ser evitadas, pois é mais difícil se concentrar dentro desses cômodos.

  1. Fazer reuniões em grupo

Estudar com um grupo de amigos ou até mesmo professores é uma ótima opção, pois a troca de experiências e informações é sempre enriquecedora. Em tempos de reclusão social, um bom jeito de estar em contato com os outros é por meio de plataformas de videoconferência como o Microsoft Teams, Google Meet e Zoom.

  1. Estabelecer um horário fixo para os estudos

Separe uma parte do seu dia para se dedicar exclusivamente aos estudos. Fixar um horário ajuda a criar hábitos. É interessante, também, levar em consideração qual momento do dia você costuma ser mais produtivo, manhã ou noite, por exemplo.

Outra dica é dividir em blocos e determinar um intervalo. Você pode usar este pequeno descanso para se levantar, beber água ou até mesmo fazer um lanche.

Gostou do assunto? Coloque tudo em prática, assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe

Enquete