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Em tempos de pandemia, cresceu o número de desempregados no Brasil e com isso, a quantidade de pessoas em busca de recolocação. Do outro lado, setores como o da alimentação, saúde e tecnologia tiveram a demanda bastante aumentada. Logo, vale a pena investir na admissão remota de profissionais a fim de se preparar para o reaquecimento da economia, a qual já tem sinais de melhora. Contudo, como fazer uma seleção bem sucedida?

Contratação assertiva

O momento de escolha de novos funcionários é decisivo para uma corporação. Afinal, a aquisição assertiva de novos colaboradores impacta diretamente nos resultados do negócio.“As consequências de uma contratação mal planejada são a perda de tempo e de dinheiro para a empresa e para o candidato. Então, não vale a pena. Não há tempo para isso”, explica Leila Navarro, palestrante, mentora, empresária, stand-up e autora de mais de 16 livros.

Perfil comportamental 

Entretanto, não existem candidatos preparados o suficiente para preencher as vagas? De acordo com estudos recentes, quase 90% dos executivos brasileiros consideram desafiador encontrar e admitir mão de obra qualificada. Uma das dificuldades é definir o perfil ideal da posição.

“Hoje um dos principais obstáculos encontrados pelos especialistas de RH para um processo seletivo é a questão do perfil comportamental. Essa questão tem sido cada vez mais avaliada junto ao feat cultural da instituição. Então, o candidato participando de uma seleção será avaliado em relação ao seu encaixe com a visão, missão e valores da companhia”, destaca Luciane Prado, analista de recrutamento e seleção da Jellyfish.

Match cultural

Essa conexão com o propósito corporativo é cada vez mais procurada pelos selecionadores. “A gente sempre pensa no aspecto cultural e comportamental de cada pessoa selecionada. Temos uma base para fortalecer o nosso employer branding, ou seja, nossa marca empregadora. Queremos mostrar ao mundo quem é a companhia, qual é a essência, nossas atividades e legado. Assim, podemos obter esse match entre contratante e embaixador”, conta Robson Lourenço, gestor da área de Gente, Cultura e Carreiras (GCuca) do Grupo Cataratas.

Como contratar?

A fim de ter assertividade na ação, é válido seguir algumas dicas. É preciso dedicação ao planejamento do processo, identificando quais meios serão utilizados para a seleção, como serão divulgadas as chances, bem como quais competências são necessárias para a posição.

Veja outras recomendações:

  • Verificar o tempo disponível entre o recrutamento e a efetivação do contrato;
  • Definir como serão feitas as análises, quais os critérios e gestores a serem envolvidos;
  • Resolver quais são as etapas até a decisão final, incluindo as entrevistas;
  • Verificar a necessidade de parceiros ou fornecedores etc.

Assim, vale a pena investir no planejamento estratégico da seleção. Uma boa forma de fazer isso é contar com profissionais especializados no assunto. Afinal, eles já tem a experiência e qualificação necessárias para realizar o processo da maneira mais estratégica. Quer saber mais? Então, assista o novo vídeo da TV Nube!

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