Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A arquitetura refere-se a todo tipo de obra e estética de um ambiente físico, incluindo o processo de planejamento e produção. Sendo assim, também é uma palavra usada para definir muitos estilos e métodos de construção de uma época. O curso tem grande popularidade e, segundo dados divulgados pelo Inep/MEC, fica entre os dez mais procurados do país. Saiba mais nesta matéria da TV Nube!

O perfil do arquiteto

O arquiteto projeta e organiza casas, prédios, edificações, espaços internos e externos de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Ele faz a planta, obedecendo aos regulamentos legais e às normas técnicas. 

Determina os materiais utilizados, levando em conta o uso do imóvel, a disposição dos objetos, ventilação, iluminação, acústica e manutenção pós construção. Também se preocupa com o impacto ambiental causado.

Ao lado do engenheiro, acompanha e gerencia os custos e a mão de obra. Em arquitetura de interiores, faz o planejamento de reformas, determina os móveis e define as cores aplicadas nas paredes. Já o urbanista realiza o projetos de cidades e bairros. Ele propõe usos mais racionais para os espaços públicos.

Qual a diferença entre arquitetura e urbanismo e engenharia civil?

Os dois profissionais trabalham no levantamento de casas, prédios, edifícios comerciais e obras públicas. No entanto, atuam de formas diferentes. Porém, o engenheiro lida com questões técnicas, como os cálculos estruturais, resistência dos materiais, executa as obras, faz planejamento elétrico e hidráulico, sendo responsável pela análise de solo, definição do tipo de fundação e pelo cálculo do tamanho de colunas, vigas e lajes. No curso de Engenharia Civil,  a formação é mais forte em matemática e física.

Já o arquiteto tem um preparo mais humanística, capacitando-o melhor para apresentar soluções estéticas e de funcionalidade dos espaços. Tradicionalmente, o arquiteto faz o estudo da utilização do espaço, como o tamanho de cada ambiente, a posição de portas e janelas, a localização dos pontos de iluminação, etc. A grade curricular também apresenta diferenças. Na arquitetura, você terá uma ênfase maior em artes e humanidades, mas sem desprezar os conhecimentos ligados à engenharia civil.

Tempo de estudos

O curso dura em média cinco anos e o currículo reúne disciplinas das ciências humanas e  exatas. O primeiro semestre é o mais teórico, com matérias como antropologia, fundamentos estéticos, matemática e história da arquitetura. Já a partir do segundo, há maior carga de aulas práticas, como desenho arquitetônico e construção de edifícios.

Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. Sistemas estruturais, projetos de custo e conforto ambiental são algumas das disciplinas. O aluno aprende a lidar com programas de computador para simular edificações ou ambientes a serem construídos ou reformados. 

Especialização

Existe uma gama grande e interessante para essa profissão.

  • Arquitetura de interiores: projetar, planejar e acompanhar as reformas de ambientes internos, definidos os materiais de acabamento e a distribuição dos móveis. 
  • Arquitetura industrial: planejar projetos para instalação de indústrias, respeitando as normas de segurança e com foco na maior funcionalidade possível.
  • Edificação e construção: projetar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos.

Entre outros.

Mercado de Trabalho 

O mercado de construção é sempre um dos setores mais atingidos quando há uma crise econômica. O número de pessoas ou empresas dispostas a investir em um imóvel cai muito. Em compensação, os imóveis antigos, para continuarem sendo usados, precisam de reformas ou obras de manutenção. Nesse momento, surge uma boa oportunidade para o arquiteto. 

No futuro, residências e locais de trabalho precisarão ser adaptados à era digital das coisas, ter fechaduras, geladeiras, fornos, banheiras, aquecimento, paredes e praticamente tudo conectado à Internet. Isso deve gerar muitas reformas. Outra tendência atual é a das construções sustentáveis. Quem se especializa nisso deve ter um futuro promissor!

Conte com o Nube para o seu estágio e fique atento às vagas de Arquitetura e Urbanismo!

 

Compartilhe

Enquete