Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

As transformações acontecem a todo instante e a sociedade em geral é impactada pelo rápido desenvolvimento das tecnologias e da ciência. Por isso, tentamos prever os próximos acontecimentos em nossas vidas. No âmbito profissional, esse fenômeno também acontece e o futuro do trabalho é uma preocupação recorrente para quem deseja traçar uma rota positiva. As mudanças virão, você está preparado para lidar com elas? Acompanhe aqui na TV Nube!

Flexibilidade, criatividade e adaptação vêm sendo palavras muito utilizadas no meio corporativo. Inclusive, essa é uma tendência já presente em muitas empresas. Discretamente ou não, organizações já iniciam sua corrida contra o tempo para saírem à frente da concorrência e se adaptarem o quanto antes.

A especialista em estratégia de carreiras, Rebeca Toyama, fala sobre esse cenário de modificações: "Nós temos um grande desafio primeiro: saber qual será este porvir. Embora tenhamos passado por outras revoluções, estamos aqui, firmes e fortes, aprendendo e crescendo". 

Os tempos mudaram

Há alguns anos, ligar para uma pessoa ou para um lugar, era um processo completamente diferente do conhecido hoje em dia. Primeiro você contatava uma central da companhia telefônica e uma telefonista atendia e, só então, passava a chamada para quem você queria falar. Essa profissional existe até hoje, mas o modelo antigo foi extinto.

O relatório divulgado no Fórum Econômico Mundial definiu quais são as 96 novas profissões. De acordo com esse levantamento, novos cargos devem gerar mais de 6 milhões de empregos até 2022. Segundo pesquisas, 65% das crianças exercerão novas funções ainda não existentes e as tecnologias devem criar outras para lidar com estas inovações.

Vamos supor: um dia poderá acabar todas as formas de energia e só reste a eólica. Então, todos os trabalhadores desse setor precisarão se aperfeiçoar à nova demanda. Seriam necessários mais técnicos em equipamento de energia eólica. Ou seja, novos encargos surgem de novas necessidades. Por isso, "requalificar mão de obra é o termo do momento", afirma Rebeca.

O futuro

Com a popularização da automação, o aprendizado contínuo e a abertura à novidade ganha destaque. Se preparar para isso é fundamental. O primeiro passo é ter consciência das novas demandas, a ponto de você colecionar diversas carreiras ao longo da vida. Portanto, é necessário manter-se atualizado e interessado na busca por uma qualificação constante. 

Rebeca afirma: "Precisaremos aprender coisas nunca vistas antes e, como dica fundamental, não resista! Não adianta brigar com o inédito. O importante é aprendermos a ter clareza, se transmutar e se adaptar." Além disso, é necessário desenvolver algumas competências socioemocionais. Conheça algumas delas.

1. Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de colocar-se no lugar do outro, agindo de maneira empática e também dominar os próprios sentimentos. Algumas atitudes podem ser tomadas para adquirir essa habilidade:

  • evitar os pensamentos negativos;
  • observar as situações agressivas ao redor, nervosismo e outros sentimentos ruins para poder contorná-las;
  • pensar antes de responder e não reagir de maneira impulsiva;
  • entender o próximo antes de julgá-lo.

2. Pensamento crítico

Pessoas com o pensamento crítico apurado utilizam a racionalidade para resolver um problema. Para aprimorar essa capacidade, algumas atitudes são bastante válidas:

  • sempre questione e pesquise diversos assuntos;
  • resolva exercícios para estimular a lógica;
  • antes de entender o problema, tente compreender o cenário.

3. Pensamento analítico

Atrelado ao pensamento crítico, será necessário entender como funciona o raciocínio baseado em dados.

4. Colaboração virtual

Cada dia mais, será preciso trabalhar de maneira produtiva e engajada, independentemente da plataforma. Por isso, é importante se familiarizar com as ferramentas inovadoras desde cedo.

5. Negociação

As habilidades em negociação são fundamentais para todos os colaboradores, independentemente do cenário do mercado de trabalho.

O amanhã já chegou e podemos caminhar para ele com calma. Reflita qual será a melhor escolha para você se adaptar e se mantenha atualizado. Gostou da matéria? Coloque as dicas em prática e assista ao nosso vídeo com mais dicas na TV Nube!

 

Compartilhe

Enquete