Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A flexibilização de alguns setores traz esperança para quase 13 milhões de desempregados se recolocarem no mercado de trabalho. Contudo, é preciso ter calma e segurar a ansiedade, pois conforme pesquisas, esse retorno será gradual. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo e assista a nova matéria do “Conexão Ilimitada”!

Os colaboradores estão otimistas

Segundo o levantamento da consultoria KPMG, para 30,33%, quase um terço, dos entrevistados a volta aos escritórios se dará, inicialmente, com no máximo de 15% a 30% dos profissionais. Já para 16,07%, o regresso será com no máximo 15% do pessoal. Apesar dessas limitações, os colaboradores, em geral, estão otimistas.

Para a gerente comercial da Moveleiros, Carolina Rocha, essa volta ao presencial foi muito importante tanto para a empresa, quanto para os colegas da equipe. “A empresa começou a sentir essa demanda e receber o pedido do time. Isso foi bom para o quesito psicológico, com a interação do grupo - com cuidado, sempre - principalmente para nossa área comercial. Consequentemente, quando nós regressarmos, nosso rendimento chegou a crescer até 100%. Logo, visivelmente fez a diferença”, explica.

Assim, para isso ser realizado de maneira eficaz e segura, as companhias e profissionais precisam redobrar cuidados e desenvolver novas habilidades para lidar com o chamado “novo normal”. De acordo com a fundadora da Ellos Consultoria, Eliana Chagas, esse termo relacionado à recente realidade se estende ao emocional e o comportamento dos sujeitos. “Eles foram reorganizados nesse período para as pessoas se sentirem mais seguras ao efetuar os seus serviços”, expõe.

Ainda, para ela, é preciso gerir os pensamentos sobre como o processo de regresso será feito, pois ao executar suas atividades o cooperador terá uma nova rotina. Nesse sentido, “o primeiro passo é se programar. Ou seja, procure listar ou fazer dentro do dia a dia um planejamento mental passando-o para o papel. Assim, seu intelecto associará essas tarefas junto à preocupação do distanciamento e todos os cuidados”, finaliza Eliana.

Essa é a hora do RH!

Acima de tudo, é determinante manter a prevenção do Coronavírus e essa consciência é um dever de todos. Nesse contexto, outra dica relevante é para o profissional: “esteja confiante, pois o seu papel é indispensável”, garante a presidente da ABRH SC, Adriana Rodrigues Machado Thomé.

Por isso, o departamento de Recursos Humanos (RH) precisa se atentar com a preparação e o apoio às lideranças. Afinal, “os dirigentes estão na ponta, com a sua equipe. Dessa forma, esses ‘cabeças’ estando seguros, vão auxiliar e influenciar melhor seu staff”, analisa a presidente.

Portanto, tanto o time, quanto a instituição precisam estar super alinhados. “O propósito da marca, nesse momento, é crucial, porque quando esse objetivo é claro os funcionários ficam mais comprometidos e fazem acontecer da melhor forma possível”, finaliza Adriana.

Desse modo, a empatia, convicção e a aproximação com os contratados são essenciais, principalmente nessa fase e continuará também no pós-quarentena. A partir daí, o gestor conseguirá aprender a delegar as tarefas de forma ainda mais eficiente. Além disso, a proatividade, antecipação de diferentes cenários e uma visão 360 também são requisitos para esses cargos no futuro laboral.

Esse é um tempo de reflexão, as inovações trazidas com a instabilidade causada pelo Covid-19 estão modificando rapidamente conceitos e tendências antes em curso. Todavia, conseguir identificar oportunidades e entender as carências e perfil dos funcionários será fundamental para o desenvolvimento das entidades quando essa situação delicada passar.

Então, explore as possibilidades e mantenha-se sempre atento e informado. Então, acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Assista também a nova matéria do programa “Conexão Ilimitada”, da TV Nube!

Como você acredita ser esse retorno ao presencial?

 

Compartilhe

Enquete