Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

As entrevistas on-line se tornaram uma alternativa para processos de seleção. Com a necessidade de isolamento social, muitas empresas já começaram a investir em contratações virtuais. De acordo com dados da Revelo, a modalidade cresceu 40% durante a pandemia. Quer saber mais? Continue lendo essa matéria! 

Como funciona

O Nube foi adepto a esse novo cenário. O selecionador, Vitor Caique Moura explica como funciona o processo: “os encontros ocorrem a distância por meio de ferramentas de chamada de vídeo. Eles não exigem a presença física do candidato e do entrevistador, ou seja, possuem maior comodidade e economia de espaço e tempo.”

No entanto, apesar dos recursos, Moura ressalta como os critérios são os mesmos das seleções presenciais: “ambas as entrevistas avaliam o perfil profissional do candidato. É muito importante ter uma postura adequada, estar empenhado, ter uma comunicação clara e coesa”, afirma.

Dicas e orientações

Como orientações ele destaca: “no processo seletivo você vai passar a primeira imagem para a instituição. Quanto melhor for a sua comunicação, maior será seu desempenho. O candidato deve também treinar o uso das ferramentas de chamadas de vídeo para conseguir ter um melhor desempenho e entender como esses recursos funcionam. Quando ele conversa olhando diretamente para câmera, transmite maior veracidade e confiança nas informações nas quais está trazendo.”

Outras sugestões são da coordenadora de desenvolvimento organizacional, Fernanda Toniolo: “prepare-se, coloque-se como você é, atente-se com sua vestimenta e obviamente esteja antenado com os requisitos da empresa. Verifique sua conexão, pois é importantíssimo também escolher um lugar adequado e fazer a lição de casa. Ou seja, se tem alguma coisa importante, anote e também invista em seu marketing pessoal”, afirma.

A especialista além de participar na estruturação desses programas, também esteve do outro lado da tela e compartilha sua experiência: “de uma maneira geral é um processo super positivo. Dá otimização, velocidade e você tem um tempo de preparação.”

Para ela, os principais desafios da modalidade são ligados à adaptação a essa nova realidade: “vivemos o momento da transformação digital. Porém, essa alternativa de contratação possibilita mais oportunidades e benefícios, tais como otimização do tempo, redução de custos, entre outros.”

O futuro do RH


Segundo pesquisas da consultoria Deloitte, o RH tem seguido cada vez mais na direção da transformação digital. Dentre os respondentes, 56% estão alinhados com experiências digitais e de mobilidade.

Para a sócia-diretora da Dimensão Humana, consultoria em RH, Mônica Paiva: “há algum tempo já se fala em recursos humanos ágil e esse é o momento de colocar tudo isso em prática. Principalmente essa alavancagem de ter a empresa próxima das pessoas em qualquer lugar do país e do mundo. É a proximidade emocional, justamente para os colaboradores terem a percepção para onde vão, quais práticas devem tomar e os próximos passos de evolução de cada um.”

Segundo a consultora, o mais importante hoje é compreender: ainda trabalhamos com indivíduos. “Esteja aberto às novas mudanças, aceite as diferenças, escute opiniões e a novas possibilidades. Muitas coisas estão vindo por aí, então o profissional mais adaptado, irá evoluir mais.”

Você já realizou alguma entrevista virtual? O Nube oferece esse serviço e também produz muitos conteúdos no blog e nas redes sociais com orientações para você se dar bem nesse processo.  

 

Compartilhe