Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O mercado de trabalho evolui constantemente e os profissionais devem acompanhar esse processo. Uma das maiores preocupações com o avanço tecnológico é a substituição da mão de obra humana por robôs programados, principalmente em atividades operacionais.

Esse cuidado tem motivos. Segundo estudo divulgado pela Folha de S.Paulo e feito pelo Laboratório de Aprendizado de Máquinas em Finanças e Organizações da Universidade de Brasília (UnB), avaliando 2.602 ocupações brasileiras, se todas as empresas decidissem substituir a trabalhadores humanos por tecnologia, isso colocaria em risco 54% dos empregos formais no país, até 2026.

A especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama, orienta: "é preciso cuidar de nossa intuição, pois daí vem a nossa criatividade". Para ela, os profissionais devem crescer para se tornarem importantes na equação do mundo corporativo, por isso, é fundamental desenvolver os aspectos inalcançáveis por uma máquina. Portanto, foque nas qualidades comportamentais, estratégicas e criativas para se destacar.

Veja algumas competências básicas para um trabalhador de sucesso, agora e no futuro, listadas pelo portal administradores.com:

Autoconhecimento/Autoestima: trata-se da consciência de seu valor pessoal, conhecer suas potencialidades e capacidade de realização. Acredite, respeite e confie em si próprio. Tal competência envolve aceitar desafios, propor novas ideias, ser confiante, possuir atitudes determinadas e encontrar motivação nas atividades diárias.

Trabalho em equipe: é reconhecidamente uma habilidade complicada, pois envolve aceitar ideias e posicionamentos muitas vezes divergentes. Porém, é essencial demonstrar atitudes de respeito, valorização, cooperação e parceria. Em equipe, há uma ótima oportunidade para demonstrar qualidades ao ouvir e aguardar a sua vez de falar, de demonstrar-se estimulado e de compartilhar com os colegas as soluções do dia a dia.

Visão Global: esteja atualizado, possua e demonstre interesse por diferentes temas e assuntos acerca da sociedade. A visão do todo é essencial! Busque informação e disponha-se às mudanças. Alimente o hábito e mantenha-se atualizado por meio da leitura e de outras formas de comunicação, faça comentários acerca dos assuntos atuais veiculados pela mídia, formando assim a sua própria visão crítica dos fatos cotidianos.

Relacionamento Interpessoal: tenha um bom relacionamento com os seus pares, respeite espaços e limites dos colegas e, ao mesmo tempo, garanta a sua individualidade. Responda positivamente às ações, concilie os interesses, coopere e ajude quando houver oportunidade e/ou se fizer necessário o seu auxílio. Reconheça e respeite a hierarquia, cumpra ordens, aceite e receba possíveis advertências. Seja o mais agradável possível contribuindo para harmonia no ambiente de trabalho.

Autocontrole: habilidade importantíssima de gerenciar suas próprias emoções de forma produtiva e adequada. Lide com frustrações e conflitos mantendo sob controle os problemas pessoais para não prejudicarem o seu desempenho.

Habilidade de Comunicação: exponha claramente suas ideias e opiniões, identifique e respeite os diferentes estilos de comunicação. Argumente com coesão e seja coerente tanto na fala quanto na escrita. Sintetize um recado de forma clara e objetiva, mantenha sigilo das informações as quais tiver acesso.

Sendo assim, não é preciso entrar em pânico por medo de ser dispensado. Reflita sobre quais atitudes você pode tomar para se adaptar. Talvez uma faculdade ou cursos profissionalizantes, para se manter em dia com todas crescentes exigência provenientes de um mundo globalizado, sejam uma boa alternativa!

Gostou do assunto? Coloque tudo em prática, assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

 

Compartilhe