Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Um dos meios de garantir a entrada das novas gerações no mercado de trabalho é por meio do estágio. No entanto, com a crise gerada pelo Coronavírus, muitas vagas foram fechadas ou adiadas. De acordo com levantamento realizado pelo Nube, o número de oportunidades caiu quase em 80%. Por isso, para se adequar é preciso entender o novo cenário da empregabilidade dos jovens.

Para Whiny Fernandes, co-fundadora da Employer Branding Brasil, o atual contexto provocou demissões em massa dentro das organizações. No entanto, para ela é importante mencionar como essas baixas aconteceram por questões financeiras e não necessariamente por performance.

Além disso, apesar dos dois primeiros meses terem sido bastante incertos, novas possibilidades também surgiram para esse tipo de contratação. “Tivemos cortes decorrentes da crise econômica ou até mesmo a redução de uma carga de trabalho e da remuneração. No entanto, vimos também uma mudança tecnológica muito grande por parte das empresas, colocando em pouquíssimos dias os colaboradores em home office”, afirma.

Home Office

A MP 927/2020 publicada pelo governo federal regularizou o teletrabalho para os estagiários. A prática é ressaltada por Luciana Cordeiro, gestora de RH Reamp, como uma alternativa viável para as empresas. “É totalmente possível para um estagiário atuar em home office. Com um plano de trabalho pré-definido, uma lista de atividades bem feita, datas de entrega e com o acompanhamento do líder por call ou e-mail. O ideal é o líder estar disponível para tirar as dúvidas”, aconselha.

O regime a distância já é uma realidade para a estagiária na Creditas, Ingrid Soares: “está sendo algo novo e desafiador. Nunca tinha trabalhado distante antes. Porém, é uma experiência muito boa de desenvolvimento.” Para isso, ela buscou novas formas para manter o aprendizado em casa. “Tem três coisas muito importantes: dedicação, organização e transparência. Se dedique como no presencial. Sempre converse com seu time. É um momento único para o seu desenvolvimento, então aproveite ao máximo possível”, comenta.

Novas oportunidades

Apesar do cenário de instabilidades, segundo dados do Nube, 70% das vagas do início de março serão retomadas a partir de agosto. Para Whiny é importante enxergar com otimismo a possibilidade de novas contratações. “Algumas empresas continuam contratando e investindo em onboarding. Assim permanece pensando e desenhando toda essa experiência, mas agora por meio do on-line. Outras instituições, por exemplo, não necessariamente cancelaram o programa de estágio, apenas prorrogaram”, sugere.

Para ela, esse tipo de contratação só traz vantagens. Tanto para as empresas quanto para os jovens. “Dado o cenário dessas empresas, ainda irão precisar de talentos e com baixo investimento. Por isso, o caminho para se reinventar é investir nessa admissão”, comenta a especialista.

Por isso, os estudantes devem continuar aprimorando o currículo em busca de conhecimento. Luciana aconselha: “não desanime, é uma crise mundial, mas vai passar. Enquanto isso, se preparem. Busquem treinamentos, cursos. Estamos em um momento com tantas ofertas, até mesmo gratuitas. Aproveitem esse período para estudar e se relacionar com colegas da universidade.” O Nube oferece, por exemplo, uma série de cursos virtuais, gratuitos e com certificados. É uma ótima oportunidade de enriquecer sua trajetória profissional e acadêmica.

Quer saber mais sobre o estágio durante essa crise? Assista agora ao novo programa “Conexão Ilimitada”, da TV Nube e conte com a gente para ficar por dentro das tendências do mercado.

Compartilhe

Enquete