Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Cuidar de sua imagem é fundamental para se desenvolver profissionalmente e alcançar seus objetivos. Entretanto, com tantas preocupações cotidianas, o cuidado com as impressões deixadas podem ficar de lado, mas cedo ou tarde, você reconhecerá a importância disso.

A reputação não diz respeito apenas às suas qualidades técnicas ou experiências passadas. Sua marca pessoal está ligada a maneira como você é visto e reconhecido por outros profissionais, zelar por ela é a melhor forma de garantir uma boa visibilidade no mercado e se destacar.

Segundo uma pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), sobre o modo de as pessoas cuidarem de sua imagem, 35,52% dos respondentes dizem demonstrar boas atitudes em público, outros 26,81% buscam se manter informados e 15,89% se preocupam com a aparência física. Todas as respostas são válidas, mas é preciso combiná-las em doses corretas e não se esquecer do mais importante, seja você mesmo.

Deize Andrade, estrategista de imagem e marca pessoal, orienta: "se somos apreciados, temos mais chances de sermos lembrados, ter oportunidades e trabalho". Para ela, esse cuidado está estritamente ligado ao sucesso no mundo corporativo, pois reconhecer e saber mostrar suas habilidades e competências abre espaço para o planejamento dos passos seguintes de sua empreitada.

É importante ressaltar a diferença desse conceito em relação ao marketing pessoal, embora esses dois termos sejam frequentemente vistos como sinônimos, há uma diferença entre eles. Enquanto o primeiro é o conjunto de ferramentas utilizadas para se promover, a marca é o jeito como você apresenta os seus valores para o mundo.

Veja algumas dicas de Deize Andrade para se destacar na multidão:

Mostre-se ao mundo

Não se engane, deixamos pegadas por todo lugar e você deve causar a melhor possível! Em outras palavras, para aparecer no meio de tanta gente, aparentemente igual, você deve saber exatamente o produto (nesse caso, você mesmo) e os benefícios proporcionados para encontrar a maneira de colocá-lo visível no mercado desejado, atraindo seus consumidores, clientes e gestores.

Tenha estratégia

Comece explorando possibilidades. Onde você quer estar daqui um, dois ou três anos? É muito importante ter uma visão de nossos prazeres no trabalho. Defina a sua contribuição principal. Será você um líder inspirador, gestor de dados, especialista em vendas ou em inteligência artificial?

Sabendo qual é a sua proposta de valor, como você pode chegar lá? Qual tipo de mercado deverá buscar e ações precisará tomar para construir esse caminho? Comece o seu planejamento e dê os primeiros passos. Experimente, mude, repita, ajuste, até encontrar os mecanismos ideais na direção de seus desejos.

Se conheça!

Quase todo mundo tem dificuldade de falar sobre suas qualidades. Experimente perguntar para um amigo, qual a melhor característica dele? Se ele ainda não passou pelo processo de autoconhecimento, provavelmente vai titubear e dizer “nossa, como é complicado falar da gente!”.

Na Internet, existem diversos testes para te ajudar. Bons exemplos são o 16 personalities, fala das tendências de comportamento da sua personalidade, o DISC, mostra seu estilo de liderança, e o 99match, revela seus valores aplicados ao trabalho.

Analisar os resultados dessas avaliações com responsabilidade vai ajudá-lo a enxergar um pouco mais de você e, a partir daí, pensar nos seus sonhos, paixões, objetivos, onde você quer chegar.

Gostou do assunto? Coloque tudo em prática, assista ao vídeo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas de estágio!

Compartilhe