Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Cuidar do bem-estar e da saúde dos colaboradores gera benefícios tanto para as empresas quanto para seus funcionários. É uma medida eficaz para resguardar a qualidade de vida dos trabalhadores e a rotina. Com a pandemia, diversas instituições já tomaram algumas providências de cuidados para evitar a transmissão do vírus.      

Combate ao Coronavírus


Foi o caso da empresa Votorantim Cimentos. Por meio de uma série de ações interativas em sua rede de comunicação interna, Workplace, a equipe obteve respaldo e apoio necessário para enfrentar a nova doença. Uma das iniciativas foi a criação da Dra. Prevenção, uma assistente virtual dedicada a tirar dúvidas sobre a Covid-19. Os empregados também tiveram acesso a bate-papos virtuais sobre saúde mental, vídeos e dicas de como se alimentar bem estando em casa.  

Para a Dra. Monyque Gerbelli, gerente de saúde da Votorantim Cimentos, as práticas adotadas em sua corporação podem ser adaptadas para todos os tipos de companhias, sendo necessário acionar os responsáveis pelo controle e contato com os colaboradores. “A primeira dica é sempre orientar seus empregados sobre a enfermidade, a contaminação, prevenção, o modo de transmissão e a higienização”, afirma.  

Práticas essas já vistas com bons olhos pelo estagiário de inteligência da Votorantim Cimentos, Ray Xavier Salvador: “fiquei muito feliz com as medidas da empresa para trazer a segurança do home office. Fisicamente estou mais seguro e psicologicamente conto com o apoio de nosso CEO.  Ele tem feito um grande trabalho para tranquilizar a todos com explicações e orientações sobre a pandemia”, comenta.  

Outras ações   

No entanto, apesar do atual desafio de combate ao coronavírus, Monyque ressalta a importância de uma cultura organizacional completa para o bem-estar da equipe. “Nós também precisamos orientar, sensibilizar e incentivar os empregados na mudança de hábito de vida. Seja por meio de uma alimentação saudável ou da prática de atividades físicas. Hoje em dia, por exemplo, temos vários aplicativos, inclusive alguns sem custo para o exercício em casa. Além disso, é preciso contar com alguma válvula de escape, pode ser uma meditação, uma prática de yoga ou pequenas pausas na sua jornada de atuação.  Em suma, é preciso estimular o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional”, destaca.        

Produtividade     

A saúde ocupacional além de garantir o bem-estar coletivo, gera satisfação e aumenta a produtividade. Segundo estudo da Social Market Foundation, funcionários felizes e saudáveis são até 20% mais produtivos. Para Sabrina Scanapieco, gerente-geral da Votorantim Cimentos, as pessoas são seres integrados, portanto, é preciso estar atento ao conjunto de questões influentes na saúde dos colaboradores. “Para um empregado estar na melhor forma no trabalho, precisamos olhar para o seu bem-estar físico, mental e emocional, ainda mais em uma fase como a de agora. Produtividade está muito relacionada com a proximidade das lideranças com seus times e a forma como entendemos a flexibilidade necessária para o momento”, destaca.  

Portanto, o assunto é muito relevante para as corporações e para os profissionais. Cuidar da saúde é um direito e um dever de todos. Se deseja saber mais sobre o tema e descobrir como estimular ações positivas em sua instituição, assista a nova matéria do programa “Conexão Ilimitada”, da TV Nube! Além disso, acompanhe nossas redes para novos conteúdos sobre o mercado corporativo e dicas para sua carreira.   

Compartilhe

Enquete